Quarta-Feira, 24 de Abril de 2024

Super DOGUS - Completo

Mais lidas da semana

23/10/2017 - Indaiatuba - SP

Mais de mil pessoas participam da caminhada em prol do Outubro Rosa




da assessoria de imprensa da Prafeitura de Indaiatuba

Mais de 1000 pessoas participaram da caminhada “Lembrar de Cuidar de Mim – a prevenção do câncer de mama é o ano todo”. O evento foi organizado pela Prefeitura por meio do programa “Ação Mulher” com parceria de empresárias do município e em conjunto com a EPTV Campinas. O evento contou a realização de diversas atividades gratuitas para a população. A caminhada foi umas das ações realizadas para integrar a Campanha do “Outubro Rosa” 2017 que visa sensibilizar e conscientizar sobre a prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama. Confira abaixo a programação que continua até o final do mês.

A população contou com atividades promovidas pelas secretarias de Saúde e Esporte, Conselho da Mulher, faculdade Max Planck e Faculdade Anhanguera. Práticas corporais chinesas (Liang Gong e Xiang Gong); orientações sobre os cinco principais tipos de câncer que acometem as mulheres; teste rápido de sífilis e HIV; verificação de pressão arterial e glicemia; avaliação odontológica e orientações sobre prevenção do câncer bucal; auriculoterapia; Reiki; massagem; Zumba; orientação nutricional; orientação sobre a prevenção do câncer animal e alongamentos individuais em macas e orientações posturais foram alguns dos serviços gratuitos que os munícipes puderam aproveitar gratuitamente.

O prefeito Nilson Gaspar (PMDB) reforçou a importância da realização dos exames preventivos, pois com o diagnóstico precoce aumenta muito a chance de cura. “Indaiatuba não possui fila de espera para a realização da mamografia e neste mês com o Mama Móvel iremos realizar 680 exames a mais para as mulheres. No mês passado fechamos uma parceria com a Unicamp e a Roche Diagnóstica, que permitiu que nossa cidade fosse a primeira, no Brasil a disponibilizar o teste de DNA de HPV para as mulheres assistidas pelo SUS. Estou muito feliz de podermos oferecer este exame de excelente qualidade e inédito no Brasil para nossas usuárias do SUS. Nosso objetivo é sempre oferecer serviços melhores para nossa população”, afirmou Gaspar.

O Deputado Estadual, Rogério Nogueira (DEM) também participou da caminhada. “Parabenizo o prefeito Nilson Gaspar pela excelente gestão que vem fazendo em nossa cidade, dando continuidade há mais de 20 anos de trabalho. Indaiatuba é diferenciada e mesmo neste tempo de crise consegue inovar e se destacar diante das cidades do Brasil. Como o Gaspar acabou de falar, somos pioneiro em um exame que pode detectar o vírus do HPV antes dele começar a agir. Isso é muito importante, pois conseguiremos reduzir os casos de câncer de colo de útero e seremos referência no país”.

O evento contou também com a presença do presidente da Câmara Municipal Hélio Alves Ribeiro e dos vereadores Silene Carvalini e Edivaldo Bertipaglia; além dos secretários municipais e da primeira-dama Tânia Castanho.

Palestras

A Prefeitura de Indaiatuba está preparando um evento especial para marcar o encerramento do Outubro Rosa, mês de conscientização sobre a prevenção do câncer de mama, no município. Na sexta-feira (27) às 15h serão realizadas duas palestras gratuitas abertas à população na Sala Acrísio de Camargo, no Ciaei (Centro Integrado de Apoio à Educação de Indaiatuba).

A primeira terá como tema “Câncer de mama: como evitar e como diagnosticar” e será presidida pelo médico mastologista do serviço de oncologia do Hospital Beneficência Portuguesa de São Paulo, Dr. Sérgio Mendes. O médico é também coordenador do serviço de oncoplastia do Hospital Oswaldo Cruz, também na capital paulista, e diretor do Instituto Brasileiro de Mastologia e Ginecologia de São Paulo.

Às 16h Edu Inox e Guido Júnior farão uma apresentação abordando o tema “Sustentabilidade Humana: A violência do bullying na vida”. Na palestra show a dupla aborda o delicado assunto de forma irreverente. Edu Inox é o criador da ONG Sustentabilidade Humana, que tem como objetivo trabalhar o engrandecimento do ser humano por meio da educação, cultura, autoconhecimento e fortalecimento da família.

 

Outras ações

Durante todo o mês vários prédios públicos, entre eles a Prefeitura e reservatórios do Saae (Serviço Autônomo de Água e Esgoto) receberam a iluminação cor de rosa para lembrar sensibilizar a população sobre a prevenção do câncer de mama, um dos mais comum entre as mulheres. O caminhão Mamamóvel está percorrendo vários pontos da cidade realizando a mamografia, mediante agendamento prévio realizado nas unidades de saúde. A exposição com o tema “Lembrar de Cuidar Dela”, que traz painéis com fotos de homens, com destaque para alguns elementos cor de rosa, visam estimular os pais, maridos e filhos a cuidarem e lembrarem suas mulheres sobre a importância da prevenção, percorreu locais de grande circulação da cidade. As fotos estão expostas até o dia 31, no paço municipal.

 

Programação

24/10 - PSF JARDIM ITAMARACÁ

08:00 às 16:30 mama móvel - 40 exames agendados

24/10 - CARTÓRIO MESQUITA

08:00 palestra câncer de mama e DST - enfermeira Edinéia

25/10 - UBS X JARDIM CALIFÓRNIA

08:30 às 16:30 mama móvel - 40 exames agendados

26/10 - UBS V ITAICI

08:30 às 16:30 mama móvel - 40 exames agendados

27/10 - UBS 01

08:30 Abertura do Evento com Drº Marcelo Pinelli

09:00 HPV/Preventivo - Drº Gabriel Carvalho de Alvarenga

09:40 A Importância da Nutrição na Prevenção do Câncer de Mama - Adriana Villalva

10:30 Coffee Break

11:00 Prevenção do Câncer de Mama - Drª Vanessa Maria C. A. R. Gubel

12:00 Roda de Conversa Interativa

- Sorteio de Brindes

Participação - Mary Kay - Maquiagem

Mama Móvel - 14/10/2017 Sábado

- Coleta de Preventivo: Enf.ª Telma Marvulo - Mariana Pavarina - Jaqueline Queiroz

16:00 Encerramento do Evento

27/10/2017 PSF PARQUE COROLLA

08:30 às 16:30 mama móvel - 40 exames agendados

27/10/2017 - PALESTRAS ENCERRAM O OUTUBRO ROSA

28/10/2017 SAE/MI (SERVIÇO DE ATENDIMENTO ESPECIALIZADO /MOLÉSTIAS INFECCIOSAS)

08:00 às 12:30 mama móvel - 20 exames agendados

28/10 - PSF PARQUE COROLLA

08:00 às 12:00 maquiagem

08:00 às 12:00 café da manhã

08:00 às 12:00 grupo musical

08:00 às 12:00 depoimentos mulheres que tiveram câncer de mama

08:00 às 12:00 participação ONG Mais Vida

08:00 às 12:00 participação Hospitalhaços

08:00 às 12:00 exposição de fotos eventos anteriores

07/11 - PSF JARDIM BRASIL

08:30 às 16:30 mama móvel - 40 exames agendados

08/11 - UBS IX CENTRO

08:00 às 12:30 mama móvel - 20 exames agendados  



Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Indaiatuba Fácil.


Enviar esta notícia por email



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.