Quinta-Feira, 18 de Abril de 2024

Super DOGUS - Completo

Mais lidas da semana

26/3/2018 - Indaiatuba - SP

Prefeitura de Indaiatuba inicia Campanha Municipal de Combate à Tuberculose




da assessoria de imprensa da Prefeitura de Indaiatuba

A Prefeitura de Indaiatuba, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, inicia neste sábado (24), a Campanha Municipal de Combate à Tuberculose. A abertura será realizada durante o “Ação Mulher”, na Sala Acrísio de Camargo, no Ciaei (Centro Integrado de Apoio à Educação de Indaiatuba), das 8h às 12h. No local haverá exposição de materiais informativos e profissionais de saúde oferecendo informações e orientações sobre a doença. Dia 24 de março é o Dia Mundial de Combate à Tuberculose.

A partir de segunda-feira (26) até dia 27 de abril todas as UBS (Unidades Básicas de Saúde) e PSF (Programa de Saúde da Família) do município ampliarão a busca por sintomáticos respiratórios, aplicando um questionário aos usuários buscando identificar pessoas que tenham queixa de tosse há mais de três semanas.

De acordo com a coordenadora do Programa Municipal de Controle da Tuberculose, Pamela Cristina Tobaldini dos Santos, neste período todas as unidades deverão investigar 5% da população SUS dependente, conforme preconizado pelo Ministério da Saúde em campanhas de busca ativa da tuberculose. “Após o período da campanha todas as unidades encaminharão os questionários preenchidos ao programa para que possamos compilar os dados e no mês de novembro iremos realizar o encerramento anual das ações de prevenção da tuberculose com o segundo simpósio municipal sobre a doença, quando iremos premiar as unidades que atingiram a meta de investigação da campanha”, explicou. Indaiatuba conta com 38 pacientes em tratamento atualmente.

 

Tuberculose

A Tuberculose é uma doença infecciosa que atinge principalmente os pulmões. O bacilo de Koch é transmitido nas gotículas eliminadas pela respiração, por espirros e pela tosse. Além dos pulmões, a doença pode acometer órgãos como rins, ossos, meninges, entre outros. Os sintomas são tosse por mais de duas semanas, produção de catarro, febre, sudorese, cansaço, dor no peito, falta de apetite e emagrecimento. Nos casos mais avançados, pode aparecer escarro com sangue. É fundamental seguir à risca o tratamento. 



Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Indaiatuba Fácil.


Enviar esta notícia por email



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.