Domingo, 5 de Julho de 2020

2/6/2020 - Indaiatuba - SP

Prefeitura de Indaiatuba cria alojamento provisório para pessoas em situação de rua




 

Com a chegada do inverno e os termômetros registrando temperaturas cada vez mais baixas, a preocupação com as pessoas em situação de rua aumenta, especialmente neste ano em que vivenciamos uma pandemia de Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus.

Constantemente a Prefeitura de Indaiatuba, por meio da Secretaria de Assistência Social, desenvolve ações para orientá-los e realiza a entrega de cobertores para quem não aceita ser encaminhado para o abrigo institucional da cidade. No entanto, este ano o Prefeito Nilson Gaspar resolveu inovar e ampliar o acolhimento para essas pessoas, criando um alojamento provisório neste período mais frio do ano e oferecendo orientações e maior proteção com relação à doença.

Começou a funcionar nesta segunda-feira (1º) às 18h no Centro de Lutas do Jardim João Pioli o Alojamento Provisório destinado às pessoas em situação de rua de Indaiatuba. Inicialmente o local oferecerá condições para abrigar 36 pessoas, sendo 30 masculinos e seis femininos, onde terão condições de cuidar da higiene pessoal, receberão jantar e dormirão aquecidos em camas instaladas sobre os tatames. No dia seguinte, após receberem o café da manhã, o espaço será fechado e reabrirá diariamente às 18h.

“Constantemente afirmo que é possível melhorar sempre, em tudo o que fazemos. É o que está acontecendo agora com a assistência às pessoas em situação de rua. Nós já fazemos um acolhimento por meio do Serviço Especializado em Abordagem Social, pertencente à Secretaria de Assistência Social, mas percebemos que daria para oferecer algo mais para essas pessoas já tão fragilizadas. Com o auxílio de várias secretarias municipais, instituições e pessoas físicas, começamos a oferecer hoje esse acolhimento mais digno para aquecer o inverno dessas pessoas”, elucidou o prefeito Nilson Gaspar.

Toda a estrutura foi montada tomando-se os cuidados necessários, de acordo com as orientações da Vigilância Sanitária, para evitar a contaminação pela Covid-19. Na chegada ao espaço a Secretaria de Saúde fará uma triagem das condições de saúde dos assistidos e entregará máscaras para a proteção pessoal.

Dentre as secretarias municipais inseridas na concretização dessa ação, estão a secretaria de esportes, com a cessão do espaço e colchões; a Secretaria Municipal de Urbanismo e Meio Ambiente com o Centro de Reabilitação Animal (CRA), uma vez que muitas pessoas em situação de rua têm um animal de estimação; o Funssol (Fundo Social de Solidariedade), que cederá roupas de cama e outros. Há ainda a participação e contribuição do Saae (Serviço Autônomo de Água e Esgotos), da Secretaria Municipal de Educação, da Secretaria de Segurança, da Secretaria de Cultura e da Comunidade Farol.

Segundo o secretário de Assistência Social, Luiz Henrique Furlan, o alojamento provisório destinado às pessoas em situação de rua amplia e complementa as ações já realizadas no município com o objetivo de promover a superação das situações de violações de direitos vivenciados por estas pessoas. Entre essas ações, estão:

- Programa de Ressocialização: visa oferecer ajuda de custo (auxilio bolsa no valor de 30% salário mínimo) para quem estiver realizando estágio decorrente de curso profissionalizante.

- Para as pessoas em situação de rua, que não são residentes no município, é realizado atendimento e após análise e contato com familiares é fornecido passagem para retorno à cidade de origem.

- Parceria com a Comunidade Farol, o qual oferece os seguintes serviços: Serviço de Acolhimento Institucional para pessoas em situação de rua (masculino); Serviço de Acolhimento Institucional para pessoas em situação de rua (feminino); Serviço de Acolhimento em República para adultos em processo de saídas das ruas.

A equipe de abordagem, sempre a frente deste incessante trabalho, buscando a ressocialização e a dignidade das pessoas em situação de rua.



Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Indaiatuba Fácil.


Enviar esta notícia por email



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2020, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.