Quinta-Feira, 18 de Abril de 2024

Super DOGUS - Completo

Mais lidas da semana

8/8/2018 - Indaiatuba - SP

Mais de 120 atores e 40 bailarinos participam de encontro regional em Indaiatuba




da assessoria de imprensa da Prefeitura de Indaiatuba

Mais de 120 atores e 40 bailarinos de diversos municípios paulistas participaram do Encontro Regional de Teatro e Compartilhamento de Processos da Dança, sediado em Indaiatuba nos dias 04 e 05 de agosto. A ação, que contou com o apoio da Secretaria Municipal de Cultura, integra o Programa de Qualificação em Artes, cujo objetivo é promover a orientação artística de grupos de teatro e dança do interior, litoral e região metropolitana de São Paulo.

O Corpo Estável de artistas de Indaiatuba, professores e líderes de grupos de dança do tiveram a oportunidade de se aperfeiçoar gratuitamente na oficina com o coreógrafo e videomaker, Alex Soares. Outra oficina de dança para os profissionais do município será realizada dia 25 de agosto com o bailarino, coreógrafo e artista visual, Samuel Kavalerski.

À noite o público teve a oportunidade de conferir gratuitamente duas peças de teatro no Ciaei. No sábado a RZ Cia de Dança, de Piracicaba, apresentou a peça ‘Pêndulo’. No domingo foi a vez da Cia. D’Vergente, também de Piracicaba, apresentar a peça Revista [me] Brasilis.

DANÇA

O Compartilhamento de Processos da Dança foi realizado no Centro Cultural Hermenegildo Pinto (Piano), com apoio da Secretaria Municipal de Cultura, no sábado (04) e domingo (05). O curador, Ismael Ivo, que também é bailarino, diretor do Balé da Cidade de São Paulo e codiretor do Teatro Municipal de São Paulo, comentou que a ideia do projeto de qualificação em artes, especificamente em dança, é exatamente descentralizar as ações da capital paulista e identificar talentos que estão no interior e precisam de visibilidade e atenção. “É preciso criar mais projetos que atendam essa necessidade dentro das diferentes regiões do estado. Muitas cidades tem dançarinos talentosos aguardando duma oportunidade de serem vistos”, ressaltou.

Segundo ele o a Prefeitura de Indaiatuba incentivou a realização do encontro na cidade. “Fomos muito bem acolhidos e a Secretaria Municipal de Cultura preparou os espaços para receber esse evento, que promove um intercâmbio cultural muito importante, isso é investir e valorizar a cultura. Promover a cultura é dar a oportunidade para que as pessoas possam participar de momentos como este, com diálogos, troca de informações e direcionamentos. É um tipo de política cultural muito importante que defendo sempre”, comentou.

 

TEATRO

No encontro de teatro, que foi realizado sábado (04) e domingo (05) no Ciaei, as companhias de teatro apresentavam um trecho de uma peça própria e, na sequência, o curador Sérgio Ferrara, um dos mais respeitados diretores de teatro do Brasil, fazia uma análise e dava orientações para o aprimoramento da proposta. Segundo ele é muito importante investir nos jovens do interior do estado, dar visibilidade e fazer com que eles possam viabilizar suas ideias. “A intenção é qualificar e formar os grupos promovendo autonomia, no sentido de poderem fazer a gestão dos seus trabalhos criativos. Esse encontro tem a função de socializar ferramentas de trabalho, onde cada um aprende um pouco com o processo do outro e também traz o seu depoimento”, afirmou.

Pela primeira vez em Indaiatuba, Ferrara disse que, ao sediar o Encontro Regional, a cidade se torna uma referência para outros municípios. “Fiquei apaixonado pelo Ciaei, sua arquitetura, os espaços que promove, o tamanho e a qualidade do palco. Da mesma forma, todos os jovens atores de muitos municípios que participaram do evento também puderam conhecer Indaiatuba e esse espaço maravilhoso para apresentações culturais. Quem sabe podemos trazer mais mostras e espetáculos”, exclamou.

Após a fase de apresentações, que acontecem também em outras cidades paulistas, serão selecionados alguns grupos para participarem da mostra final, que será realizada em novembro em Lençóis Paulista.



Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Indaiatuba Fácil.


Enviar esta notícia por email



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.