Sexta-Feira, 19 de Abril de 2024

Super DOGUS - Gratuito

Mais lidas da semana

20/4/2017 - Indaiatuba - SP

Indaiatuba amplia área atendida com vacina contra Febre Amarela




da assessoria de imprensa da Prefeitura de Indaiatuba

A Secretaria de Saúde de Indaiatuba após reunião de planejamento com o GVE 17 (Grupo de Vigilância Epidemiológica) do Estado de São Paulo decidiu centralizar nas Unidades de Saúde, a vacinação dos moradores da zona rural contra a febre amarela. Na avaliação das equipes técnicas, essa medida possibilita a ampliação da área de cobertura e proporciona mais agilidade no atendimento à população.

Com isso, cinturão rural dos bairros: Itaici, Jardim Aldrovandi, Jardim Brasil, Jardim Oliveira Camargo, Parque Residencial Indaiá e Campo Bonito receberão ação específica de vacinação no feriado de sexta-feira (21) e na segunda-feira (24). O Departamento de Vigilância Epidemiológica já iniciou o envio de comunicados a essa população.

No feriado de Tiradentes na sexta-feira (21) das 8h às 17h a UBS V (Unidade Básica de Saúde) de Itaici; a Igreja São José em Videiras, os PSFs (Programa Saúde da Família) do Jardim Aldrovandi e Jardim Brasil abrirão as portas para vacinar contra Febre Amarela os moradores da área rural dentro dos seus setores de cobertura. Na segunda-feira (24) será a vez dos PSFs do Jardim Oliveira Camargo e Residencial Indaiá e UBS do Campo Bonito, que irão vacinar das 8h às 17h, os moradores da área rural dentro do setor. Para essa ação, foram disponibilizadas pelo Estado, 20 mil doses da vacina. Para ser vacinado é preciso levar o comprovante de endereço, a carteirinha de vacinação e um documento com foto. As unidades, com exceção da Igreja São José, continuam com a vacinação para as pessoas que não puderem comparecer na data programada.

De acordo com a diretora de Vigilância em Saúde, Rita de Cássia Jiampaulo Ferraz Vaz, a medida foi tomada para acelerar o processo de imunização contra a Febre Amarela. “O nosso trabalho de porta em porta não teve um aproveitamento satisfatório, pois muitas casas estavam fechadas, por se tratar de área com residências de veraneio. Então nós reformulamos o plano de ação para atender mais rápido a população de risco e assim já conseguimos incluir às áreas rurais de Itaici, Parque Residencial Indaiá, Campo Bonito, Jardim Oliveira Camargo e Jardim Brasil. É importante destacar que não temos a circulação do vírus em Indaiatuba, seja em macacos ou humanos. Em nosso planejamento toda a população que não tem nenhuma dose e pode receber a imunização, será vacinada. Conforme o atendimento da área rural for acabando vamos chegar na zona urbana”, explica Rita.

A vacina não será administrada em pessoas que já receberam uma dose no passado, gestantes, crianças menores de 9 meses e mulheres amamentando até os 6 meses do bebê. A vacinação nos idosos será mediante uma avaliação das condições de saúde. Esses que não podem receber a dose devem seguir as orientações com o uso de repelentes e evitar as zonas de mata.

Para os viajantes continua com o atendimento no Hospital Dia, localizado na avenida Visconde de Indaiatuba, 199, Vila Vitória, e a UBS XVII, que fica na rua José de Campos, 709, Jardim Morada do Sol. Nesses locais a população pode pedir informações de agendamento pelos telefones 3825-6430 do Hospital Dia e 3935-3338 da UBS XVII. O agendamento é feito no local e a pessoa deve preencher um questionário. 



Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Indaiatuba Fácil.


Enviar esta notícia por email



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.