1/8/2012 - Indaiatuba - SP

Urbanismo faz recuperação de nascente no bairro Chácaras Alvorada

 

da assessoria de imprensa da Prefeitura de Indaiatuba

da assessoria de imprensa da Prefeitura de Indaiatuba

A Secretaria Municipal de Urbanismo e do Meio Ambiente concluiu sexta-feira (27) a recuperação da nascente localizada na área de lazer do bairro Chácaras Alvorada. Além da limpeza foram plantadas 200 árvores de espécies variadas próprias de mata nativa.

O trabalho de recuperação de nascentes e matas ciliares desde o ano passado vem sendo intensificado pela Secretaria. Segundo o diretor do departamento de Meio Ambiente, Adriano Mayoral, a recuperação da mata ciliar ajuda a evitar problemas como o assoreamento da nascente, entre tantos outros benefícios.

Várias nascentes localizadas em áreas verdes como as dos jardins Paulista II, Monte Verde, Sevilha e Jequitibá já foram recuperadas.

Segundo Mayoral, das 702 nascentes do município, 114 (16,23%) estão localizadas em áreas urbanas e 588 (83,77%) em áreas rurais. “Do ponto de vista ambiental, este trabalho é muito importante, pois a nascente exerce um papel fundamental na formação e manutenção dos recursos hídricos, pois é a partir dela que se inicia a Área de Preservação Permanente (APP)”, conclui.