23/6/2020 - Indaiatuba - SP

Saúde recebe cabine para coleta de exame de Covid-19 RT-PCR da empresa Hydac

Foto

 

A Prefeitura de Indaiatuba por meio da Secretaria de Saúde recebeu na sexta-feira (19) uma cabine projetada especialmente para coleta de exames RT-PCR para Covid-19 da empresa Hydac, fabricante alemã de produtos e acessórios para sistemas hidráulicos. O equipamento foi criado pela própria empresa, que está localizada em Indaiatuba e visa proporcionar um ambiente seguro para o profissional de saúde no momento de coletar as amostras para o exame, pois o mantém em total isolamento dispensando inclusive o uso de EPIs (Equipamento de Proteção Individual) e reduzindo o risco de contaminação.

O equipamento está instalado no Hospital Dia e os pacientes que são direcionados para o exame RT-PCR a pedido do médico já colherão neste sistema quando coletado do HD. A proposta é manter o profissional de saúde totalmente isolado dentro da cabine e o contato com o paciente é realizado através de luvas acopladas e microfone para comunicação. Após a coleta, as amostras são armazenadas em uma caixa térmica com medidor digital incorporado, mantidas entre 4 e 8ºC, até serem envidas para o laboratório de análises. Dentro da Cabine há ar-condicionado e computador com acesso ao sistema de prontuários da Secretaria de Saúde.

Além da redução significativa de custos com EPIs, como proteção para o corpo, mãos, olhos e vias respiratórias; o uso da cabine irá diminuir drasticamente o tempo entre as coletas. Antes o tempo era de até uma hora para que o profissional de saúde pudesse trocar todos EPIs e completar o processo de higienização do ambiente; com a cabine o tempo baixou de 10 a 15 minutos entre um exame e outro, pois após cada paciente é feita somente a higienização da cabine e do ambiente.

O prefeito de Indaiatuba, Nilson Gaspar, recebeu a cabine do diretor executivo Kurt Josef Dannegger e agradeceu a iniciativa. “Indaiatuba é uma cidade diferenciada, pois tem uma equipe maravilhosa que trabalha muito pela cidade e tem empresários e empresas que contribuem com a nossa cidade. Vocês empresários têm ajudado muito e não temos palavras para agradecer, tenho certeza que essa cabine irá ajudar muito na proteção do nosso colaborador e servirá de modelo para outras cidades”, finaliza Gaspar.