11/9/2019 - Indaiatuba - SP

Indaiatuba recebe maior competição internacional de Hackathon realizada pela Nasa

da assessoria de imprensa da Prefeitura de Indaiatuba

A Prefeitura Municipal de Indaiatuba e a Fiec (Fundação Indaiatubana de Educação e Cultura) recebem a maior competição de Hackathon realizada pela Nasa. O Nasa International Space Apps Challenge acontece entre os dias 18 e 20 de outubro na Fiec. O evento foi anunciado em coletiva de imprensa nesta terça-feira(10) e será realizado simultaneamente em 200 cidades no mundo. Indaiatuba é uma das quatro cidades do Estado de São Paulo e a única da RMC, dentre as 25 confirmadas no Brasil, a receber o projeto NASA Space Apps Challenge.

Os interessados em participar da competição Nasa Space Apps Challenge precisam ser maiores de 15 anos e podem realizar a inscrição gratuitamente, de 10 a 20 de setembro, através do site https://www.spaceappschallenge.org/. Serão selecionados 50 participantes, que se dividirão em dez equipes. Dois grupos sairão vencedores e irão participar do desafio global. A equipe vitoriosa irá para Nasa.

O prefeito de Indaiatuba Nilson Alcides Gaspar (MDB), informou aos jornalistas que toda infraestrutura oferecida por Indaiatuba através da Fiec foi fator determinante para o município ser escolhido para sediar a competição. “Nossa cidade oferece todas as caraterísticas e condições para absorver esse tipo de competição, além da infraestrutura, Indaiatuba tem muitas empresas e profissionais ligados à tecnologia e inovação”.

O superintendente da Fiec, Prof. Mário César Cobianchi, explicou sobre as atividades realizadas peloalunos da Fiec no Centro de Inovação Tecnológica de Indaiatuba. “O CiTec atende as demandas geradas pelas empresas e busca melhorias e soluções de processos e produtos. O que veremos aqui em outubro com a realização do Space Apps Challenge serão pessoas unidas com esse objetivo, encontrar soluções e inovação aos desafios lançados pela Nasa”.

 

Os responsáveis e organizadores do evento em Indaiatuba, Thales Fischer, Gustavo Ehrhardt e José Eduardo Velloso, explicaram a temática da competição e falaram das possibilidades de inovação que o evento propiciará ao município.

 

Sobre a Competição

A NASA e seus parceiros lançam desafios relacionados a questões atuais para que os entusiastas do espaço em todo o mundo possam desenvolver soluções inovadoras. Os participantes do hackathon serão divididos em equipes e terão 48 horas para criar soluções para o tema escolhido. Os dados da agência espacial norte americana poderão ser acessados pelas equipes para resolver os desafios.

O projeto NASA Space Apps Challenge, tem como objetivo mostrar e exemplificar os princípios da transparência, participação e colaboração, criar oportunidades para utilizar o talento e habilidade de voluntários apaixonados, além de avançar a exploração espacial melhorando a qualidade de vida na terra.

O desafio é uma verdadeira maratona de desenvolvimento tecnológico que atrai desenvolvedores, engenheiros, designers, cientistas e todas as pessoas com habilidades diversas e quem tem o mesmo desejo em comum: criar soluções de impacto mundial.

O Space Apps aconteceu pela primeira vez em abril de 2012, e é o hackathon global anual da NASA, que corresponde a um programa de incubação de inovações. Mais de 18.000 pessoas em 75 países, já participaram desse desafio construindo conexões e inserindo os participantes na comunidade que abraça colaborações em todos os setores e culturas sobre o paradigma das inovações.

Serviço:

 

Hackathon da Nasa

Inscrições: 10 a 20 de setembro, através do site https://www.spaceappschallenge.org/

Data: 18,19 e 20 de outubro

Local: Sala de Coworking – Fiec I – Av. Engenheiro Fábio Roberto Barnabé, 3405 – Jd. Regina