10/2/2020 - Indaiatuba - SP

Campanha seletiva de Vacinação contra o Sarampo acontece de 10 fevereiro a 13 de março

Resultado de imagem para vacina sarampo

A Prefeitura de Indaiatuba em conjunto com o Ministério da Saúde realiza a Campanha seletiva de vacinação contra o Sarampo de 10 de fevereiro a 13 de março, sendo o Dia D de mobilização nacional o próximo sábado (15). A Campanha é prioritariamente para as crianças a partir de 5 anos a adolescentes de até 19 anos, a vacina será aplicada mediante avaliação da situação vacinal. Todas as Unidades de Saúde irão vacinar das 8h às 17h, basta comparecer com documento a carteirinha de vacinação.

Em Indaiatuba, além de ofertar a vacina Tríplice Viral, as Unidades de Saúde irão vacinar contra o HPV na faixa etária de 9 a 15 anos, meninos e meninas, para receber a dose, basta levar comparecer com documento e carteirinha de vacinação.

O Departamento de Vigilância Epidemiológica reforça que toda a população a partir de 6 meses até os nascidos a partir de 1960 também devem procurar as Unidades de Saúde para atualização da situação vacinal de rotina.

No dia D a vacina será ofertada das 8h às 17h em duas Unidades de Saúde: UBS Camargo Andrade e PSF Parque Corolla e nos consultórios móveis que estarão na Praça Dom Pedro II e no Parque Ecológico em frente a UPA.

 

Sarampo

 

Sarampo é uma doença infecciosa grave, causada por um vírus, que pode ser fatal. Sua transmissão ocorre quando o doente: tosse, fala, espirra ou respira próximo de outras pessoas. Os principais sintomas são: febre acompanhada de tosse; irritação nos olhos; nariz escorrendo ou entupido; mal-estar intenso. Em torno de 3 a 5 dias, podem aparecer outros sinais e sintomas, como manchas vermelhas no rosto e atrás das orelhas que, em seguida, se espalham pelo corpo. Após o aparecimento das manchas, a persistência da febre é um sinal de alerta e pode indicar gravidade, principalmente em crianças menores de 5 anos de idade. A única maneira de evitar o sarampo é pela vacina. Em Indaiatuba foi confirmado 24 casos de sarampo em 2019.