Terça-Feira, 16 de Abril de 2024

Super DOGUS - Gratuito

Mais lidas da semana

30/1/2018 - Indaiatuba - SP

Gaspar inaugura o ‘Centro Dia e Permanência’ para idosos neste sábado (27)




da assessoria de imprensa da Prefeitura de Indaiatuba

O prefeito Nilson Gaspar (PMDB) inaugura o Centro Dia e Permanência “José Theodoro Dias” no sábado, dia 27, às 10h. A festa de inauguração contará com uma apresentação de jazz do “Trio Diáspora”, formado pelos músicos Paulo Paz, Fernando de Sá e Flávio Lima. O espaço oferece 98 vagas gratuitas para idosos, sendo 48 para acolhimento 24 horas e 50 para permanência durante o dia e faz parte do PAI (Programa de Atenção ao Idoso).

“Estou muito contente em entregar essa obra para a população. Os idosos merecem uma atenção especial e esse será um grande avanço no trabalho social da cidade. No nosso estudo, até 2025 precisamos construir creches para crianças e, a partir daí, para os idosos. Já estamos antecipando esse atendimento, que será feito com muito carinho com a gestão da entidade Cecal (Centro de Convivência Amor sem Limites) e subsídio da Prefeitura”, comenta Gaspar.

O espaço funcionará com a opção de Permanência, onde o idoso ficará 24 horas por dia e receberá cinco refeições. Esta parte terá 12 quartos com capacidade para quatro camas, armários e banheiro. Já o Centro Dia abrirá de segunda à sexta, das 7h às 17h30, com quatro refeições. Para as duas opções de acolhimento serão realizados trabalhos com equipe multidisciplinar composta por assistentes sociais, psicólogos, gerontólogo, professor de educação física, Ioga e profissionais de diversas áreas para realização de atividades como manicure, cabeleireiro, contação de histórias e oficinas de artesanato.

Os interessados em uma vaga no Centro Dia devem comparecer no local a partir do dia 30 de janeiro, às terças e quintas-feiras, das 8h às 12h. É necessário levar cópia do RG, CPF, comprovante de endereço e renda, do idoso e do responsável. Todos os casos serão avaliados por assistentes sociais que levarão em conta os seguintes critérios: pessoas residentes no município; idade igual ou superior a 60 anos; vulnerabilidade social; violação de direitos com risco social e pessoal, cuja a condição requeira o auxílio de pessoas ou de equipamentos especiais para realização de atividades da vida diária; idosos incluídos no Cadastro Único para Programas Sociais e beneficiários do Benefício de Prestação Continuada (BPC).

Já para o acolhimento na Permanência, as 48 vagas foram preenchidas pelos 14 idosos do Cecal, 18 que estão em clínicas particulares custeados pela Prefeitura por determinação judicial, 3 acolhidos na Comunidade Farol com mais de 60 anos, 3 pessoas em situação de rua maiores de 60 anos e 10 idosos em situação de risco e ou violação de direitos de casos acompanhados pelos Creas (Centro de Referência Especializado de Assistência Social). A Prefeitura de Indaiatuba está realizando o cadastro para a fila de espera. Os interessados devem procurar o Cras da sua região ou o Plantão Social da Secretaria da Família e do Bem Estar Social, no Paço Municipal. É necessário levar cópia do RG, CPF, comprovante de endereço e renda, do idoso e do responsável.

Todos os casos foram avaliados por assistentes sociais que levaram em conta: pessoas residentes no município; idade igual ou superior a 60 anos; idosos incluídos no Cadastro Único para Programas Sociais e beneficiários do BPC; não condição de convivência no âmbito familiar, devido a vivência de situações de violência e negligência; situação de rua e abandono; vínculos familiares fragilizados ou rompidos; pessoas idosas oriundas de famílias que não possuam condições de desenvolver os cuidados, devido à situação de pobreza, vulnerabilidade e ou risco social que limitem a provisão de cuidados necessários, como trabalho, doença e entre outros.

A obra foi projetada pela Secretaria de Planejamento Urbano e Engenharia, em um terreno de 8.064,71m², localizado na rua Jurandir de Faria, no Jardim Leonor. A área de construção é de 1.358,62 m². A Prefeitura fez um investimento no valor de R$ 4.471.900,20, com recursos próprios.

O Centro Dia e Permanência José Theodoro Dias conta salão de múltiplas atividades, sanitários e banheiros acessíveis, além de quarto para descanso, recepção com sala de espera, enfermagem, rouparia, ambulatório/consultório, uma sala destinada ao atendimento individual e familiar; vestiários de funcionários; lavanderia; cozinha, despensa e refeitório; administração, varanda; jardim e espaço ecumênico.

No dia 11 de dezembro de 2017 foi assinado o Termo de Colaboração que viabiliza ao Cecal (Centro de Convivência Amor sem Limites) a gestão e execução do serviço de acolhimento institucional para idosos na permanência e serviço de proteção social especial para pessoas idosas e suas famílias no Centro Dia. O Cecal é uma OSC (Organização da Sociedade Civil) e participou do edital de chamamento público realizado pela Prefeitura.

A assinatura do Termo de Colaboração vincula o Cecal ao atendimento das metas referenciadas pela administração pública através da Secretaria Municipal da Família e do Bem Estar Social e o cumprimento do que está previsto no plano de trabalho. Para o desenvolvimento destes Serviços será repassado à organização da sociedade civil, o valor anual de até R$ 1.634.400,00.

 

Serviço:

- Centro Dia e Permanência José Theodoro Dias: Rua Jurandir de Faria, no Jardim Leonor

- Prefeitura / Secretaria da Família e do Bem Estar Social: Avenida Engenheiro Fábio Roberto Barnabé, 2800 Marginal Direita

- Cras I: Rua Augusto Brega, 452 – Jardim Oliveira Camargo

- Cras II: Rodovia Lix da Cunha, 2900 cs15 – Tombadouro

- Cras III: Rua José Pioli, 96 – Jardim Morada do Sol

- Cras IV: Rua Jordalino Pietro Bom, 1300 – Jardim São Conrado

- Cras V: Rua Lourenço Martim do Amaral, 241 – Jardim Brasil

- Cras VI: Rua Benedita Carvalho, 213 – Campo Bonito

 

 

 



Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Indaiatuba Fácil.


Enviar esta notícia por email



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.