Terça-Feira, 20 de Outubro de 2020

5/10/2020 - Indaiatuba - SP

Estado de SP inicia campanha de vacinação contra poliomielite e outras doenças






A campanha de Vacinação de Poliomielite e Multivacinação deve ser iniciada a partir desta segunda-feira (5) em todo o estado de São Paulo. De acordo com o governo estadual, o objetivo é atualizar a carteirinha de vacinação de crianças e adolescentes entre 0 e 14 anos de idade e reforçar a proteção contra paralisia infantil (poliomielite) nos menores de 5 anos.

Com o intuito de garantir a prevenção contra a poliomielite, pais ou responsáveis pelos menores de 1 a 5 anos deverão levar os filhos para receber a “gotinha” (vacina oral, VOP). Segundo o Governo do Estado de São Paulo, a meta é alcançar cobertura vacinal de 95% de um total de 2,2 milhões de crianças, isto é, ao menos 2,1 milhões. A revacinação contribui com a redução do risco de reintrodução do vírus no país.

Simultaneamente, a campanha de multivacinação terá o foco de atualizar as carteirinhas das crianças e adolescentes entre 0 e 14 anos. A finalidade é que pessoas nessa faixa etária recebam doses de vacinas importantes e que podem estar pendentes, a fim de garantir a devida proteção contra vírus que circulam no Brasil.

No total, 14 tipos de vacinas que protegem contra cerca de 20 doenças serão oferecidas: BCG (tuberculose); rotavírus (diarreia); poliomelite oral e intramuscular (paralisia infantil); pentavalente (difteria, tétano, coqueluche, hepatite B, Haemophilus influenza tipo b – Hib); pneumocócica; meningocócica; DTP; tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola); HPV (previne o câncer de colo de útero e verrugas genitais), além de vacinas contra febre amarela, varicela e hepatite A.

Uma nova vacina, já inserida na campanha, também passou a integrar o SUS: Meningo ACWY, que protege contra meningite e infecções generalizadas. Somando todos os tipos, são mais de 5,2 milhões de vacinas distribuídas nos postos do estado para aplicação na população-alvo.

De acordo com o governo estadual, 30 mil profissionais de saúde serão mobilizados até 30 de outubro. O Dia de Mobilização (“Dia D”) ocorrerá em 17 de outubro, com postos abertos no sábado.



Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Indaiatuba Fácil.


Enviar esta notícia por email



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2020, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.