Sábado, 20 de Abril de 2024

Super DOGUS - Completo

Mais lidas da semana

24/1/2018 - Indaiatuba - SP

Equipamentos para ampliação da ETE Mário Araldo Candello serão instalados




da assessoria de imprensa da Prefeitura de indaiatuba

Na última sexta-feira (05), chegaram os primeiros equipamentos que serão instalados na obra de adequação e ampliação da ETE (Estação de Tratamento de Esgoto) Mário Araldo Candello, localizada no Distrito Industrial Vitória Martini, que está sendo executada pelo Serviço Autônomo de Água e Esgotos (Saae) através da construtora Elevação.

Eles serão responsáveis pela separação e secagem do lodo residual, resultante do processo de tratamento do efluente coletado pela estação. São eles uma Centrifuga Jumbo 4 RTV e um Adensador Modelo AD10D ambos da marca Pieralisi, referência neste tipo de equipamento.

A centrifuga, que tem o dobro da capacidade dos modelos utilizados atualmente na ETE-MAC, será utilizada para separar fase sólida da líquida, desidratando o sólido e clarificando o líquido. O líquido e é jogado para a superfície periférica do tambor pelo efeito da força centrífuga. O produto sólido é jogado, pela força centrífuga, numa câmara de coleta e direcionada para moega de descarga de sólidos, alimentando a rosca que leva a fase sólida fora da máquina ou caindo numa caçamba em nível inferior.

O adensador terá a finalidade de elevar a concentração de sólidos do lodo, reduzindo seu volume. Como exemplo, é aplicado quando se deve enviar o lodo para digestão anaeróbica, ou ainda, quando se há um tanque de adensamento de lodo. A longa duração da tela filtrante, não sujeita a tração, por ser fixada diretamente sobre o helicoide, fixada à estrutura da máquina, fazem este equipamento extremamente confiável.

Já foram enterrados mais de mil metros de tubos de diversos diâmetros, de aço e ferro fundido. As obras do novo tanque de aeração, dos prédios dos aeradores, adensadores de lodo, o tanque de contato e o estaqueamento para os prédios para o novo tratamento preliminar e casa de sopradores que serão construídos seguem de acordo com o cronograma.

A ampliação prevê três novos decantadores, 10 novos sopradores, um tanque de contato, um novo tanque de tratamento, uma nova elevatória de esgoto tratamento preliminar, processo de separação dos sólidos, gradeamento, composto por grades grosseiras, grades finas e/ou peneiras rotativas que separa todo o material sólido descartado de forma irregular na rede de esgoto.

ETE MÁRIO ARALDO CANDELLO

A estação utiliza um dos mais avançados métodos de tratamento de esgoto do mundo: o biológico, pelo processo de lodos ativados por aeração prolongada com ar difuso, cuja finalidade é introduzir ar atmosférico na massa líquida. A eficiência mínima será de 95% na remoção de DBO e de 80% na remoção de nutrientes (NTK).

Hoje sua capacidade atual de tratamento é de 1000 litros por segundo, com uma carga orgânica de 200 DBO5 mg/l.. Após as obras sua vazão máxima de tratamento será ampliada para 1320 L/s e uma carga orgânica diária estimada em 458 DBO5 mg/l.

A ampliação também contempla o modelo de tratamento terciário através de desinfecção do efluente por hipoclorito de sódio e utilização de membranas ultra filtrantes no processo de produção de água de reuso. O resultado do tratamento será um produto que poderá ser utilizada por empresas que não usam água tratada em suas linhas de produção, para lavagem de ruas e rega de jardins. 



Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Indaiatuba Fácil.


Enviar esta notícia por email



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.