Quinta-Feira, 18 de Abril de 2024

Super DOGUS - Gratuito

Mais lidas da semana

22/7/2019 - Indaiatuba - SP

Defesa Civil de Indaiatuba registra 36 focos de incêndio no primeiro semestre de 2019




da assessoria de imprensa da Prefeitura de Indaiatuba

No primeiro semestre de 2019, a Defesa Civil de Indaiatuba, registrou 36 focos de incêndio no município, sendo 14 só no mês de junho. O período de seca que vai de 1 de maio a 30 de setembro, favorece a propagação do fogo e o departamento, que é vinculado à Secretaria de Segurança Pública, alerta sobre os cuidados que a população deve tomar na época de estiagem.

O objetivo da iniciativa é minimizar os efeitos previsíveis que afetam a cidade nesta época do ano, otimizar os recursos existentes e antecipar os riscos, em função da baixa umidade do ar, de quedas bruscas de temperatura e da ausência de chuvas.

“Essas condições climáticas favorecem os incêndios e problemas respiratórios. A compreensão e colaboração da população sobre as medidas é de fundamental importância para que os efeitos da estiagem sejam diminuídos. Por isso orientamos que não joguem cigarros ou fósforos acessos às margens das avenidas, terrenos e rodovias, especialmente de carros em movimentos; não soltem balões (crime previsto na Lei Nº 9.605/98), não acendam fogueiras e também não queimem folhas secas ou lixos”, orienta o coordenador da Defesa Civil, Paulo Cesar Feijão.

Mais Ações

Além dos 36 focos de incêndio nos primeiros seis meses do ano, realizou a Defesa Civil realizou 71 vistorias, executou a retirada de 23 árvores que representavam perigo e risco iminente à população, resgatou 22 animais, devolvendo-os aos seus habitats naturais e forneceu 52 palestras para empresas e escolas.

Defesa Civil

A Defesa Civil de Indaiatuba atua diante de situações de desastres naturais e apoia a população em ações emergenciais. De acordo com a situação vivenciada, é responsável por traçar um plano de ação e acionar todas as secretarias e ou órgãos competentes para prevenir, solucionar ou amenizar a ocorrência.

A Defesa Civil também realiza palestras em escolas, instituições e empresas, principalmente para conscientizar contra o uso de linhas cortantes, animais peçonhentos, Cipa, e de cuidados com tempos secos ou enchentes.

São publicados por meio do site da Prefeitura (link: https://www.indaiatuba.sp.gov.br/seguranca/defesa-civil/boletins/) boletins diários com informações de previsão do tempo, velocidade do vento e índice ultravioleta. A página ainda emite alertas que variam de "vigilância", em situações de normalidade, a "alerta máximo", em casos extremos.

Para acionar o trabalho da Defesa Civil, a população deve ligar no 153 e para solicitar palestras, o contato deve ser realizado pelo e-mail seguranca.defesacivil@indaiatuba.sp.gov.br.

 

 


Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Indaiatuba Fácil.


Enviar esta notícia por email



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.