Sexta-Feira, 7 de Maio de 2021

Lucas Pelisari

Lucas W. Pelisari é escritor, formando em Investigação Forense e Perícia Criminal. Cursa Direito e atua profissionalmente no marketing. Sua especialidade é empreendedorismo e marketing digital.

Ver todas as colunas

Como se encontra o mercado da Tecnologia no Brasil?



 

Atualmente o mercado tecnológico avança como se a pandemia não o tivesse afetado. O motivo para este avanço é a possibilidade de home office de grande parte dos desenvolvedores de TI.

Sabemos que o Brasil é um país embrionário quando falamos em tecnologia, isso significa que o mercado ainda está em expansão. Nós conversamos com alguns profissionais de tecnologia da informação e descobrimos que há um déficit de profissionais qualificados hoje no mercado.

Isso reflete principalmente a falta de incentivo que a área recebe em nosso país comparado a outros. Quando falamos em incentivos, falamos de aportes e projetos governamentais que investem nas empresas daqui.

Outro fato que percebemos são os concursos para bancos, como Caixa e Banco do Brasil. As vagas atuais de escriturários estão sendo substituídas por profissionais de TI. A Tecnologia vem se mostrando aliada não só no momento de atender o cliente, mas também na hora de oferecer e vender produtos. Hoje há sites que oferecem voucher de desconto para diversos produtos, que são oferecidos para você na web por causa de inteligência artificial que capta seus interesses e convertem em oferecimento e vendas.

Outra área que cresce de tecnologia é o SEO – Search Engine Optimization. Aqui nós temos profissionais que conseguem otimizar websites e ferramentas digitais para estarem aptas a receber prestígio do público e de outras empresas como a Google.

Quando você tem um site otimizado e que investe em SEO, você tem um site bem posicionado e que converte acessos em vendas para o mesmo.

Profissionais qualificados para estas áreas estão escassos, não por ser algo difícil ou caro de aprender, mas por serem profissões relativamente novas e emergentes no mercado brasileiro.

Um outro grande exemplo de área ligada à tecnologia são as agências de criação de sites. Com a pandemia e crise do mercado tradicional, as empresas estão precisando se reinventar, e geralmente isso se dá com a sua existência no mundo digital, vulgo: internet.

Uma loja de brinquedos hoje em dia vende muito mais na internet do que na sua loja física. Empresas de jogos eletrônicos é a mesma coisa, um grande exemplo é a Nintendo, que no Brasil não investe em mídias físicas (cartuchos de seus jogos) mas sim no digital (você compra pela internet e baixa o jogo direto no seu videogame).

Isso demonstra o avanço da área de tecnologia, pois no início dos anos 2000, apesar de já existir a internet, todo mercado de games era em mídia física, com CD’s e cartuchos.

Poderíamos citar vários outros negócios de tecnologia que estão crescendo durante esta nova década, mas seria falar do mesmo. O futuro, afinal, está na internet. Vemos isso em Florianópolis, que foi pioneira em desenvolver a medicina digital, onde você pode utilizar o computador ou smartphone para consultar problemas de saúde decorrentes da covid-19.

Com isso, pense nas possibilidades futuras para qualquer tipo de mercado. Trabalhar de casa, utilizando apenas um computador. Ter uma equipe espalhada ao redor do globo, todos trabalhando remotamente. Este é o futuro de qualquer civilização.












Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2021, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.