Sexta-Feira, 26 de Abril de 2024

Super DOGUS - Gratuito

Mais lidas da semana

27/5/2015 - Indaiatuba - SP

Urbanismo intensifica preparativos para abertura da Indaiatuba Eco na sexta-feira




da assessoria de imprensa da Prefeitura de Indaiatuba

A Secretaria de Urbanismo e do Meio Ambiente abre sexta-feira (29) a terceira edição da Indaiatuba Eco somente para as escolas convidadas. O público em geral poderá visitar a exposição no sábado (30) e domingo (31). Uma das novidades deste ano será a Expo-Museu do Mar, com o tema “A Vida no Mar”. O evento é gratuito e acontecerá nas futuras instalações do Parque da Criança, no Parque Ecológico, abrindo as comemorações da Semana do Meio Ambiente no município. Os portões serão abertos das 8h às 18h na sexta, e das 9h às 18h, no fim de semana.

A exposição itinerante mantida pela Sociedade Museu do Mar que será apresentada aos indaiatubanos durante a Indaiatuba Eco, já percorreu diversos estados e cidades brasileiras com o propósito de levar uma mostra do acervo biológico mantido pelo museu na cidade de Santos, litoral de São Paulo. O objetivo é proporcionar o conhecimento dos principais grupos marinhos do Brasil e exterior; fazer conhecer a importância ecológica dos principais ecossistemas costeiros; apresentar as diversas formas de poluição marinha que afligem os oceanos; promover, através da conscientização ecológica, a preservação da vida no mar, como forma de garantir a subsistência às futuras gerações.

O secretário de Urbanismo, José Carlos Selone, informou que além da Expo-Museu do Mar, foram preparadas algumas surpresas para incrementar ainda mais o evento este ano. “No ano passado já conseguimos reunir mais de vinte mil pessoas e nesse ano esperamos repetir o sucesso de público. Estamos trabalhando para mais uma vez surpreender. Muito mais que mostrar nosso trabalho na área do meio ambiente, queremos envolver os visitantes com o contexto da exposição e mostrar que pequenos gestos fazem a diferença quando o assunto é a saúde de nosso planeta”, explica.

Sem perder a essência das edições anteriores, a equipe do Urbanismo está empenhada em incrementar os cenários da Indaiatuba Eco e deixá-la ainda melhor, mais próxima da realidade. Até uma pequena usina de reciclagem será montada no recinto para mostrar à população o que acontece com o material que é recolhido dos ecopontos distribuídos pela cidade.

Selone explica que os cenários continuarão sendo a essência da exposição, com ambientes que trabalham a “natureza viva” e a “natureza morta” de uma forma concreta. “É através desses cenários que buscamos conscientizar as pessoas para a utilização responsável dos recursos naturais. Queremos que os visitantes vejam e tenham vontade de agir, de provocar mudanças”, ressalta o secretário.

Outra novidade que poderá ser visitada pela população será o Viveiro de Mudas, que também será reproduzido no local pela equipe da Secretaria. Esse ano a apicultura terá um espaço maior, assim como a exposição da Polícia Ambiental.

A fazendinha com a Casa do Caboclo, voltará repaginada, com um lago próprio e uma pequena lavoura orgânica que, em conjunto com a exposição dos animais de pequeno porte, darão um clima rural ao recinto. Até o verdadeiro cafezinho da fazenda, preparado ali mesmo, no fogão à lenha da Casa do Caboclo, será servido ao público.

Entre os elementos do Indaiatuba Eco que permanecerão na edição de 2015 estão a doação de mudas de árvores, doação de animais e a soltura de 5 mil peixes nos lagos do Parque Ecológico, que sempre é uma atração concorrida entre a garotada. Para a diversão das crianças ainda terá o labirinto verde e um parquinho inflável.

As exposições externas dos artistas plásticos Álvaro Bahamondes e Zé Vasconcelos, com suas esculturas confeccionadas a partir de metal e sucata, foram novidade no ano passado e este ano voltam ao Parque.

A área externa da exposição também contará com estandes do Programa Biodiesel Urbano e de parceiros do evento, entre eles o Saae (Serviço Autônomo de Água e Esgotos), a Faculdade Max Planck, um empresário que trará uma máquina de beneficiar arroz e de feijão para demonstrar como o processo é feito, e o Grupo de Escoteiros Indaiá.

Selone reforça que existe um empenho grande por parte de sua equipe para cada ano tentar fazer melhor. “Nosso objetivo com o Indaiatuba Eco é estimular o público a repensar sobre seu papel como agente defensor do meio ambiente, para isso, estamos sempre procurando formas de chamar a atenção de quem visita as instalações da exposição”, conclui o secretário.

A Vida no Mar

A Expo-Museu do Mar é composta por 13 vitrines, com exposição dos principais grupos marinhos do Brasil e exterior, e uma vitrine com painel abordando o tema “Poluição Marinha”. Nela, estarão expostos os vários fatores que estão contribuindo para a degradação da flora e fauna marinhas e as cinco formas de poluição dos mares.

Também compõe a exposição painéis fotográficos; um Albatroz-viajeiro, medindo três metros de envergadura (a maior ave marinha do mundo); uma réplica em fibra de vidro das maxilas de um tubarão pré-histórico – o Carcharodon megalodon, extinto há 30 milhões de anos; uma réplica de um tubarão Anequim, e até um tanque de contato, com espécies marinhas vivas. A grande atração é o esqueleto de Baleia Minke, medindo 8,5 metros de comprimento.

Durante o período de permanência do evento, uma equipe de monitores apresentará sessões do teatro de fantoches “Mar não é lugar de lixo, mar é lugar de bicho”, direcionado ao público infantil, levando sempre uma mensagem ecológica de preservação ambiental.

Legenda: Tendas onde é montado o recinto da Indaiatuba Eco, no Parque Ecológico



Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Indaiatuba Fácil.


Enviar esta notícia por email



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.