Sexta-Feira, 19 de Abril de 2024

Super DOGUS - Completo

Mais lidas da semana

11/4/2017 - Indaiatuba - SP

Tem início concretagem das lajes de adensadores e sopradores da ETE




da assessoria de imprensa da Prefeitura de Indaiatuba

No mês passado, o Serviço Autônomo de Água e Esgotos (Saae) deu início à obra de adequação e ampliação da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Mário Araldo Candello, localizada na rua Ema G. Magnusson, no Distrito Industrial Vitória Martini. A obra irá ampliar para 100% sua capacidade para tratar o esgoto coletado.

Na última sexta-feira (31) teve início a concretagem das lajes da base para a casa dos sopradores e adensadores de lodo. Hoje a estação conta com sete sopradores e serão instalados mais 10. O soprador tem a função de fornecer grande volume de ar e baixa pressão para as lagoas de tratamento. Os adensadores de lodo recolhem o lodo descartado do processo de tratamento compacto os sólidos suspensos, para depois ser desidratado e descartado em aterro sanitário.

A ETE utiliza um dos mais avançados métodos de tratamento de esgoto do mundo: o biológico, pelo processo de lodos ativados por aeração prolongada com ar difuso, cuja finalidade é introduzir ar atmosférico na massa líquida e, dessa forma, possibilitar a multiplicação das bactérias que se alimentam da matéria orgânica existente no esgoto e que utilizam oxigênio no processo metabólico. A eficiência mínima será de 95% na remoção de DBO, com remoção simultânea de nitrogênio e um sistema de dosagem de cloreto férrico para remoção de fósforo.

Hoje sua capacidade máxima de tratamento é de 1000 litros por segundo, com uma carga orgânica de 200 DBO5 mg/l. Após as obras sua vazão máxima de tratamento será ampliada para 1320 L/s e uma carga orgânica diária estimada em 458 DBO5 mg/l.

Das quatro lagoas, hoje existentes, duas serão adequadas para implantar o sistema de aeração e uma nova lagoa será construída nesta primeira etapa.

A ampliação também contempla o modelo de tratamento terciário através de desinfecção do efluente por hipoclorito de sódio e utilização de membranas ultra filtrantes no processo de produção de água de reuso. O resultado do tratamento será um produto que poderá ser utilizado por empresas para finalidade não nobre.

 

 



Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Indaiatuba Fácil.


Enviar esta notícia por email



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.