Sexta-Feira, 19 de Abril de 2024

Super DOGUS - Gratuito

Mais lidas da semana

11/4/2014 - Indaiatuba - SP

Saúde participa da 16ª Campanha Nacional contra Gripe




da assessoria de imprensa da Prefeitura de Indaiatuba

A Prefeitura de Indaiatuba por meio da Secretaria de Saúde participa da 16ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe ocorrerá de 22 de abril a 9 de maio. O Dia de Mobilização Nacional está marcado para o dia 26 de abril. Além das pessoas com mais de 60 anos, este ano a campanha de vacinação de crianças incluirá os menores de cinco anos de idade (4 anos, 11 meses e 29 dias).

 

Também serão vacinados os trabalhadores de saúde, os povos indígenas, as gestantes, as puérperas (até 45 dias após o parto), os grupos portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, a população privada de liberdade e os funcionários do sistema prisional. A influenza é uma doença respiratória infecciosa de origem viral.

 

O secretário de Saúde, José Roberto Stefani, explicou que esta doença pode levar a complicações graves e a morte, especialmente nos grupos de alto risco para as complicações da infecção viral. A cada ano esta gripe pode se apresentar de forma diferente. A principal ação para prevenir esta doença é a vacinação. Esta campanha é realizada entre os meses de abril e maio e vem contribuindo ao longo dos anos para a prevenção da gripe nos grupos vacinados, além de apresentar impacto na redução das internações hospitalares, gastos com medicamentos para tratamento de infecções secundárias e mortes evitáveis.

 

Stefani alertou que além da vacina, as pessoas podem evitar o aparecimento desta doença. “O vírus da Influenza é transmitido por gotículas respiratórias que facilmente são espalhas pelo ar, evitar o contato com pessoas infectadas. A vacina é a melhor maneira para se prevenir contra a doença. Não esquecer o hábito de lavar as mãos ao longo do dia, evitar locais cheios e fechados e cuidar da alimentação”.

 

A diretora da Vigilância em Saúde Rita de Cássia Jiampaulo Ferraz Vaz explicou que a vacina contra Influenza será oferecida em todas as Unidades Básicas de Saúde, a partir do dia 22 de abril. “No sábado, 26, uma equipe volante percorrerá os abrigos de idosos e clínicas para imunizar esta população. Atenderemos das 8h às 17h, nas Unidades Básicas de Saúde e também em supermercados como Carrefour e Sumerbol da Avenida P. Kennedy; Pague Menos na Avenida Conceição e no Cato da Cecap, na Avenida Paula Leite”.

 

Indaiatuba pretende vacinar 21.709 maiores de 60 anos; 4.181 crianças de seis meses a dois anos e 7.944 de dois a quatro anos. Baseados em dados da campanha de 2.013, a Saúde vacinará ainda cerca de 4.624 trabalhadores em saúde; 2.090 gestantes; 344 puérperas (até 45 dias após o parto) e 7.691 pessoas com doenças crônicas. Totalizando aproximadamente a meta de cerca de 48.600 pessoas.

 

Em 2013, Indaiatuba atingiu a meta e imunizou mais 80% dos cinco grupos prioritários (crianças, gestantes, mulheres até 45 dias após o parto, trabalhadores de saúde e maiores de 60 anos). O grupo prioritário das crianças atingiu 94% do total. A escolha dos grupos prioritários segue recomendação da Organização Mundial de Saúde (OMS).

 

As pessoas com problemas de saúde inclusas na campanha devem ter documento médico. Gestantes e puérperas devem apresentar o cartão do pré-natal. Profissionais de saúde devem apresentar documento que comprova vínculo trabalhista. Não esquecer a caderneta de vacinação. Gestantes podem receber a vacina, mas é importante sempre perguntar ao obstetra se não há objeções.

 

Familiares de acamados devem ligar ou procurar as Unidades de Saúde de Referência para saber qual será o procedimento.

 

Confira os endereços das UBS e PSF – obedecendo sempre os horários das salas de vacina de cada unidade.

 

Hospital Dia – Avenida Visconde de Indaiatuba, 199, Parque Boa Esperança;

 

UBS IV, Rua Hélio Pistoni, S/Nº, Jardim Morada do Sol;

 

UBS V (Itaici) - Rua Amadeu Tachinardi, 74, Itaici;

 

UBS VII- (Antigo Ambulatório da Mulher) – Rua Jose de Campos, 709, Jardim Morada do Sol

 

UBS IX (Central) - Praça Scyllas Leite Sampaio (Rua São Carlos, 585), Vila Teler;

 

UBS X Jardim Califórnia - Rua Basílio Martins, S/Nº Jardim Califórnia;

 

UBS XI João Pioli- Avenida Manoel Ruz Peres, S/Nº, S/Nº, Jardim João Pioli;

 

PSF Parque Indaiá - Rua Cristiano Selleguin, 33, Parque Residencial Indaiá;

 

PSF Jardim Oliveira Camargo, Rua Yorico Gonçalves, S/Nº, Jardim Oliveira Camargo;

 

PSF Carlos Aldrovandi, Rua Ângelo Berteli Neto, 1.000, Jardim Aldrovandi;

 

UBS Parque Corolla, Rua Nelson Nazário, 80, Jardim Morada do Sol;

 

PSF Jardim Brasil, Rua Lourenço Martins do Amaral, 241, Jardim Brasil;

 

PSF Jardim do Sol, Rua Domingos Casa Grande, 107, Jardim Mercedes;

 

PSF Itamaracá, Rua Romário Capossoli, 86, Jardim Itamaracá;



Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Indaiatuba Fácil.


Enviar esta notícia por email



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.