Sexta-Feira, 19 de Abril de 2024

Super DOGUS - Gratuito

Mais lidas da semana

14/7/2016 - Indaiatuba - SP

Saúde orienta população sobre cuidados para evitar proliferação de caramujo africano




da assessoria de imprensa da Prefeitura de Indaiatuba

O Departamento de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde orienta a população sobre a necessidade de limpeza dos terrenos nessa época do ano para evitar a proliferação do caramujo africano, o Achatina fulica. O objetivo é que os terrenos limpos recebam sol para ressecar a terra e tornar o ambiente menos propício ao aparecimento desse tipo de animal, que gosta de locais úmidos e sombreados.

Conforme explicou a coordenadora de área, da Secretaria da Saúde, Edna Maria Bataielo Marotti, a limpeza consiste na retirada do mato e de todo o material resultante de podas de árvores, incluindo pedaços de madeiras, e também na retirada de entulhos de construção.

Os caramujos que forem encontrados durante a limpeza devem ser recolhidos com o uso de luvas ou sacos plásticos para proteger as mãos do contato com os animais. A orientação é colocar em um recipiente com sal e esperar que eles morram antes de jogá-los no lixo. Se eles forem vivos para o Aterro Sanitário, vão encontrar um ambiente propício para se proliferar no local.

Outra dica da coordenadora, é que depois de limpos os terrenos que não tiverem plantações devem ser cercados com sal de cozinha. Dessa foram quando chegar o período de chuvas, o sal penetrará na terra e matará os ovos e filhotes que estiverem sob a terra. Não há outra forma segura de acabar com os caramujos senão coletá-los um a um.

Além de auxiliar no combate ao caramujo africano, o terreno limpo também ajuda a diminuir a incidência do aparecimento de escorpiões e também na eliminação de criadouros do mosquito Aedes aegypti, que é o transmissor da dengue e outras doenças como a zica e a chikungunya.

A Vigilância Epidemiológica avisa ainda que não faz nebulização ou coleta de animais em propriedades particulares, que são de responsabilidade dos moradores. O que é feito, em casos mais graves, é a orientação de limpeza da área e os cuidados necessários para combater o aparecimento e a proliferação desses animais.

 

Caramujos

O Achatina fulica, mais conhecido como caramujo africano, é uma espécie de origem africana que especialistas dizem ter sido introduzida no Brasil por meio de uma feira agropecuária na década de 80, no Paraná. De acordo com a Fiocruz, não consta registro de autorização de importação desse material no Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) ou no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

O animal foi importado para consumo humano como uma opção ao escargot, mas como o brasileiro não tem hábito de consumir este tipo de alimento, a demanda não existiu e os criadores soltaram os moluscos inadvertidamente na natureza.

Sem predadores naturais, tal fator, aliado à resistência e excelente capacidade de procriação desse animal, permitiram com que esse caramujo se adaptasse bem a diversos ambientes, sendo hoje encontrado em 23 estados. Um único ano, o caramujo africano é capaz de dar origem a aproximadamente 300 crias.

O combate químico com o uso de pesticidas não é indicado, pois o produto pode contaminar o solo, a água e até o lençol freático, podendo, assim, levar a intoxicação dos animais e do ser humano. Além disso, o molusco pode ser resistente a vários pesticidas.

Além de destruírem plantas nativas e cultivadas, alimentando-se vorazmente de qualquer tipo de vegetação, e competir com espécies nativas, inclusive alimentando-se de outros caramujos. Para piorar, são hospedeiros de duas espécies de vermes capazes de provocar doenças.



Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Indaiatuba Fácil.


Enviar esta notícia por email



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.