Quarta-Feira, 24 de Abril de 2024

Super DOGUS - Gratuito

Mais lidas da semana

17/11/2014 - Indaiatuba - SP

Saúde de Indaiatuba realiza campanha contra tuberculose de 17 a 28 de novembro




da assessoria de imprensa da Prefeitura de Indaiatuba

A Prefeitura de Indaiatuba, por meio da Secretaria de Saúde, promove de 17 a 28 de novembro, campanha para ampliar o diagnóstico de Tuberculose, doença infecciosa que atinge principalmente os pulmões. A ação acontecerá em todas as UBS (Unidades Básicas de Saúde) e polos de PSF (Programa Saúde da Família). As equipes procurarão sintomáticos respiratórios com tosse há mais de três semanas, febre e perda de apetite. Quem se enquadrar neste perfil terá exame de baciloscopia (escarro) e raio X.

A enfermeira e coordenadora do Ambulatório de Moléstias Infecto Contagiosas do Hospital Dia, Pamela Tobaldini, explicou que além das equipes da saúde, a campanha terá o apoio dos estagiários de Enfermagem da Faculdade Anhanguera. “Durante o período da campanha, os funcionários das UBS e PSFs aplicarão aos pacientes e frequentadores das unidades um questionário rápido, elaborado pela médica pneumonologista do MI. Caso a pessoa responda sim a qualquer uma das perguntas, será encaminhada para a coleta do catarro e posterior exame”.

Pamela explicou que o bacilo de Koch é transmitido nas gotículas eliminadas pela respiração, por espirros e pela tosse. Além dos pulmões, a doença pode acometer órgãos como rins, ossos, meninges, entre outros. Os sintomas são tosse por mais de duas semanas, produção de catarro, febre, sudorese, cansaço, dor no peito, falta de apetite e emagrecimento são os principais sintomas da tuberculose. Nos casos mais avançados, pode aparecer escarro com sangue.

É fundamental seguir à risca o tratamento. Todas as crianças devem tomar a vacina BCG que é contra a tuberculose.

Indaiatuba tem atualmente 21 pacientes em tratamento contra a tuberculose.

PREMIAÇÃO

Em outubro, o Programa Municipal de Controle da Tuberculose de Indaiatuba recebeu o prêmio “Qualidade nas Ações de Controle de Tuberculose 2013”, que é o reconhecimento da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo pelas ações desenvolvidas no município. O prêmio foi entregue no último dia 30 de outubro para as representantes de Indaiatuba durante o Fórum Estadual de Tuberculose realizado no Centro de Convenções Rebouças, em São Paulo.

Foram premiados todos os municípios que alcançaram metas estipuladas pelo Estado, que incluíam alto índice de cura e tratamento supervisionado. Atualmente todas as UBS e PSF têm condições de tratar e acompanhar os pacientes. Este fato que possibilita o tratamento supervisionado e, consequentemente, a alta cura da doença. Também há um incentivo que é uma cesta básica para os pacientes que não faltam nas consultas e realizam todos os exames.

O município recebe atualmente o repasse do Mistério da Saúde de R$ 25 mil anuais para o Programa municipal de Controle da Tuberculose.



Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Indaiatuba Fácil.


Enviar esta notícia por email



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.