Sexta-Feira, 26 de Abril de 2024

Super DOGUS - Gratuito

Mais lidas da semana

27/3/2017 - Indaiatuba - SP

Prefeitura e Saae lançam obra de ampliação da ETE Mário Araldo Candello




da assessoria de imprensa da Prefeitura de Indaiatuba

A Prefeitura de Indaiatuba junto com o Saae (Serviço Autônomo de Água e Esgotos) comemoraram na quarta-feira (22), o Dia Mundial da Água, data instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 22 de março de 1992. Aproveitando a ocasião o prefeito de Indaiatuba, Nilson Gaspar (PMDB) e o superintendente do Saae, Sandro de Almeida Lopes Coral, anunciaram durante coletiva de imprensa o início das obras de adequação e ampliação da Estação de Tratamento de Esgoto Mário Araldo Candello, que irá permitir que Indaiatuba trate 100% de todo esgoto gerado e coletado no município, contribuindo para a despoluição dos rios Jundiaí e Tietê. Na mesma data foi realizado um plantio na barragem do rio Capivari-Mirim com cerca de 90 alunos da Rede Municipal de Ensino.

Também participaram da coletiva o gerente da Cetesb de Jundiaí, Domênico Tremaroli, a diretora de planejamento do Saae, Vanessa Kühl, o coordenador de projetos do Consórcio PCJ, José Cézar Saad, e o engenheiro Eiki Junges Higaki, representando a Construtora Elevação que é a responsável pela obra de ampliação da ETE MAC e o vereador Jorge Luis Lepinsk (Pepo).

A obra terá um custo de aproximadamente R$ 70 milhões, com recursos provenientes do Saae e estará concluída no final de 2019. Parte desse recurso será ressarcido ao final da obra pelo Fundo Estadual de Recursos Hídricos (Fehidro) e o Programa de Despoluição de Bacias Hidrográficas (Prodes) e pela Agência Nacional de Águas (ANA).

Gaspar e Domenico falaram sobre a luta de 30 anos para a despoluição do rio Jundiaí e da importância do trabalho conjunto e na troca de conhecimento entre a municipalidade e a Cetesb, em prol do meio ambiente e do desenvolvimento planejado da cidade. “Vamos tratar dentro de 3 anos, 100% do esgoto do nosso município e devolver uma água de qualidade para o rio Jundiaí que hoje é um manancial de abastecimento da cidade. Indaiatuba hoje avança e se desenvolve em passos largos, graças ao trabalho, planejamento e gestão ao longo de todos esses anos e agora tenho a oportunidade de dar continuidade a essas obras importantes que vão levar mais qualidade de vida aos nossos cidadãos”, disse Gaspar. “A bacia do rio Jundiaí é a primeira no Brasil a ser despoluída e reclassificada”, reafirmou Domênico.

Das quatro lagoas, hoje existentes, duas serão adequadas para implantar o sistema de aeração e uma nova lagoa será construída, ampliando a capacidade de tratamento da estação até 2035. “Já investimos e continuamos a investir bastante em abastecimento de água e também estamos trabalhando para que Indaiatuba seja incluída no seleto grupo de cidade que tratam 100% do seu esgoto”, concluiu Sandro.

 

ETE MÁRIO ARALDO CANDELLO

 

Localizada na Rua Ema G. Magnusson, Distrito Industrial Vitória Martini, em uma área de 310 mil metros quadrados, o acesso à ETE Mário Araldo Candello é feito através de uma ponte de concreto armado construída pelo Saae.

A ETE utiliza um dos mais avançados métodos de tratamento de esgoto do mundo: o biológico, pelo processo de lodos ativados por aeração prolongada com ar difuso, cuja finalidade é introduzir ar atmosférico na massa líquida e, dessa forma, possibilitar a multiplicação das bactérias que se alimentam da matéria orgânica existente no esgoto e que utilizam oxigênio no processo metabólico. A eficiência mínima será de 95% na remoção de DBO, com remoção simultânea de nitrogênio e um sistema de dosagem de cloreto férrico para remoção de fósforo.

Hoje sua capacidade máxima de tratamento é de 1000 litros por segundo, com uma carga orgânica de 200 DBO5 mg/l.. Após as obras sua vazão máxima de tratamento será ampliada para 1320 L/s e uma carga orgânica diária estimada em 458 DBO5 mg/l.

Das quatro lagoas, hoje existentes, duas serão adequadas para implantar o sistema de aeração e uma nova lagoa será construída nesta primeira etapa.

A ampliação também contempla o modelo de tratamento terciário através de desinfecção do efluente por hipoclorito de sódio e utilização de membranas ultra filtrantes no processo de produção de água de reuso. O resultado do tratamento será um produto que poderá ser utilizado por empresas para finalidade não nobre.

 

PLANTIO

 

No Dia Mundial da Água a barragem do rio Capivari-Mirim recebeu cerca de 90 alunos de duas salas da EMEB Profº Wladimir Olivier, localizada no Jardim Oliveira Camargo que realizaram o plantio de mais de 400 mudas de árvores de espécies nativas da região que vão ajudar a recompor a mata ciliar no entorno da represa. Durante toda semana os funcionários do Saae fizeram o manejo e replantio de mudas em diversas áreas no entorno da barragem.

Estiveram presentes neste evento, o prefeito de Indaiatuba Nilson Gaspar, a primeira dama, Tania Castanho, o superintendente do Saae, Sandro de A. Lopes Coral, o secretário municipal de Urbanismo e do Meio Ambiente, José Carlos Selone, a secretaria municipal de Educação Maria Eliane Faccio Valezin, a diretora da EMEB Wladimir Olivier, Patrícia Gianarino, além de professores e colaboradores da autarquia.

“Muitas crianças aqui presentes, nunca haviam plantado uma árvore. Ficamos muito felizes por poder proporcionar essa oportunidade e daqui a alguns anos, elas poderão voltar à barragem e ver o resultado da sua ação”, comemora o prefeito de Indaiatuba. 



Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Indaiatuba Fácil.


Enviar esta notícia por email



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.