Sexta-Feira, 19 de Abril de 2024

Super DOGUS - Gratuito

Mais lidas da semana

10/5/2017 - Indaiatuba - SP

Prefeitura e Cultura apresentam peças teatrais infantis e oficinas de teatro




da assessoria de imprensa da Prefeitura de Indaiatuba

A Prefeitura Municipal de Indaiatuba via Secretaria de Cultura e com parceria do Grupo Trapo apresentam as peças teatrais infantil “O Planeta Fantástico do Principezinho” e “O Sorriso do Gato de Alice”, no Novo Centro Cultural do Jardim Morada do Sol, nos dias 27 e 28 de maio, às 17h e 15h respectivamente. Essas apresentações são gratuitas e integram o projeto patrocinado pelo Condeca (Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do adolescente) “Clássicos para guardar no bolso”.

Também haverá nessas datas, oficinas gratuitas de teatro, para crianças de 8 a 17 anos, das 9h às 11h, com capacidade de 60 vagas, sendo 30 para cada turma. Essa oficina será ministrada pelos atores do Grupo Trapo, que integram a ONG Inforedes (Instituto Fomentando Redes e Empreendedorismo Social). As inscrições devem ser feitas no Novo Centro Cultural do Jardim Morada do Sol ou pelo e-mail: cultura@indaiatuba.sp.gov.br.

 

Clássicos para guardar no bolso

Foram criados sistematicamente numa dinâmica de cenas que remete às brincadeiras infantis, “contação” de histórias e o resgate da infância criativa, incutindo convivência, respeito, raciocínio lógico e poesia. São releituras dos clássicos famosos mundialmente: Alice no país das Maravilhas, O Pequeno Príncipe e O Mágico de Oz. Histórias contadas sob um outro olhar: Genuíno, que ultrapassa gerações, histórias curtas para guardar no bolso e no coração. O objetivo é apresentar às crianças, temas que possam contribuir com a formação de seu caráter e sua visão de mundo.

Público Alvo: A partir de 07 anos

Duração: 35 minutos cada espetáculo

 

“O PLANETA FANTÁSTICO DO PRINCIPEZINHO”

Inspirado livremente na obra de Antoine de Saint-Exúpery (Autor de Domínio Público)

Concepção Dramatúrgica: Muriel Vitória.

Sinopse

De repente os sonhos são transformados em criatividade genuína. O menino de cabelos encaracolados faz de seu quarto mundos distantes, reaparece a lembrança de questionamentos. Revelam-se atitudes acomodadas da "gente crescida". Voltam ao coração escondidas recordações. Um texto inesquecível para todas as idades.

 

“O SORRISO DO GATO DE ALICE”

Inspirado livremente na obra de Lewis Carrol (Autor de Domínio Público)

Concepção Dramatúrgica: Muriel Vitória.

Sinopse

Alice é uma menina aventureira e bastante criativa, que ao seguir o Coelho, reencontra o famoso Gato que a leva de volta ao País das Maravilhas. Porém o Gato muito malandro, acaba deixando a menina não muito disposta a brincadeiras, em diversas situações embaraçosas. Então, todas as aventuras e loucuras começam: O Chapeleiro Maluco e sua amiga Lebre e um piquenique interminável, a Lagarta dando conselhos bastante esquisitos. E o famoso tribunal da Rainha que decide sem prévio aviso julgar a pequena Alice.

 

Sobre o Grupo Trapo

O grupo Trapo acredita que a arte tem uma grande importância na educação escolar e em geral ela tem função indispensável na vida das pessoas desde o início das civilizações, tornando-se um fator essencial de humanização. Diante disso, tudo pode ser repensado, conservado ou recriado, de forma a unir lucidez, poesia, e reflexão social aos princípios estéticos no processo de construção das personagens na produção teatral.

Grupo Trapo é um grupo de teatro da cidade de São Paulo, criado em 2000 pelo ator e diretor Muriel Vitória. Desenvolve trabalhos baseados em comportamentos humanos e cultura popular, utilizando como expressão e estética os elementos corporais pautados no Teatro de Investigação Corporal. Tem como foco montagens teatrais oferecidas a espaços populares, com catraca livre, para difundir a arte a todos os tipos de público e fomentar temas que são pertinentes na sociedade atual, mediadas principalmente, por questões que afetam a todos diretamente ou indiretamente seja nos conceitos, nas relações pessoais ou até mesmo na própria arte, na crença, na cultura popular. Atua diretamente na região do extremo sul da cidade de São Paulo. Apoia iniciativas e luta há onze anos com ações que visam o estreitamento de laços entre a arte e a sociedade.

CONDECA

No Estado de São Paulo, o Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (Condeca-SP) foi criado a partir da Lei Estadual nº 8074, de 1992. Sua regulamentação deu-se pelos Decretos Estaduais nº 39059/1994 e 39104/1994.

O Condeca-SP é constituído por 40 conselheiros, para um mandato de dois anos. Tem como uma de suas principais atribuições a participação na elaboração das políticas de atendimento à criança e ao adolescente. Para isso, busca envolver o governo e a sociedade em discussões profundas sobre

os problemas e os desafios nessa área. Estimular a criação de ações inovadoras para assegurar os direitos de crianças e adolescentes é outra de suas atribuições.

Nessa missão, atua em parceria com conselhos de direitos e tutelares, organizações governamentais e sociedade civil, com ações de capacitação e realização de encontros e discussões junto aos conselhos municipais de todo Estado, em busca de soluções às demandas existentes, com o objetivo de cumprir o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

INFOREDES

O Inforedes nasceu oficialmente no dia 03 de Agosto de 2008, mas há indícios de que sua semente já existia na alma de pessoas que se reuniam há algum tempo antes para trabalhar por dignidade, respeito e direitos básicos de todo e qualquer cidadão. Alguns nem se conheciam, mas suas ideias eram confluentes. Ideias e ações que acompanharam dia a dia a gênese e o crescimento do Instituto e que permanecem até hoje permeando todas as ações sociais desta.

 

Serviço:

 

Novo Centro Cultural do Jardim Morada do Sol / Centro Cultural Hermenegildo Pinto

 

Av. Eng. Fábio Roberto Barnabé, 5924 - Jardim Morada do Sol

Telefone: (19) 3936-2584

 

 



Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Indaiatuba Fácil.


Enviar esta notícia por email



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.