Quinta-Feira, 25 de Abril de 2024

Super DOGUS - Completo

Mais lidas da semana

22/2/2017 - Indaiatuba - SP

Prefeito Nilson Gaspar participa da abertura de projeto do consórcio PCJ




da assessoria de imprensa da Prefeitura de Indaiatuba

O prefeito de Indaiatuba, Nilson Gaspar, e o superintendente do Saae (Serviço Autônomo de Água e Esgoto), Sandro Coral, deram as boas-vindas aos participantes da abertura do Programa Gota D’água do Consórcio Intermunicipal das Bacias dos rios Piracicaba, Capivari e Jundiai (PCJ), que contou com a importante participação do presidente do Conselho Mundial da Água e secretário de Saneamento e Recursos Hídricos de São Paulo, Benedito Braga e do diretor presidente da Agência Nacional de Águas (ANA), Vicente Andreu.

Esse ano o Programa tem como tema “Compartilhando Caminhos para Brasília 2018” e pretende engajar as pessoas para participar do 8º Fórum Mundial da Água, que acontecerá de 18 a 23 de março de 2018, no Distrito Federal.

O prefeito Gaspar elogiou o trabalho de sensibilização do Consórcio PCJ e o papel que vem desempenhando na promoção do Fórum Mundial da Água, e aproveitou a oportunidade para colocar o Museu da Água à disposição para receber visitantes e sediar os eventos do Consórcio e seus parceiros.

Em sua palestra, Benedito Braga fez um relato histórico sobre a criação do Conselho Mundial da Água, em 1996, e a realização de todos os sete Fóruns realizados até então. Braga destacou que todos os eventos possuem consultas públicas divididas em temas de interesse da organização e com o intuito de motivar a participação da comunidade também no processo de construção dos Fóruns. O mesmo está acontecendo para a edição brasileira, que já está com o canal “Sua voz” ativo para debates pelo site do evento.

“A Educação Ambiental é central para as discussões sobre a água e, assim como ocorreu nos outros Fóruns, será marcante no Fórum de Brasília”, comentou Braga

Vicente Andreu, que também palestrou durante o evento, abordou entre outros temas, a necessidade de se discutir o legado que o 8º Fórum Mundial da Água deixará para a gestão dos recursos hídricos no Brasil. “Temos de pensar claro nas políticas globais, mas temos de pensar na nossa casa, o que de fato esse grande evento mudará nas políticas públicas voltadas à água”, disse.

Para Andreu, o maior legado que o Fórum deixará para os brasileiros será mudar a importância da água na política nacional, que trata o tema apenas com sazonalidade. “Fico admirado de ver que no debate eleitoral das eleições na cidade de São Paulo não houve qualquer discussão sobre políticas voltadas à água, diante de todo o estresse hídrico passado nos últimos anos”.

O secretário executivo do Consórcio PCJ, Francisco Lahóz, atentou sobre as participações do Consórcio PCJ dentro do Conselho Mundial da Água e nos dois últimos fóruns, enaltecendo a importância da presença da comunidade tanto no evento oficial como nas atividades paralelas, como feiras e exposições. Para o Fórum de Brasília, está previsto criar uma área no estacionamento do Estádio Nacional, intitulada temporariamente de “vila”, na qual a sociedade civil poderá participar e expor suas iniciativas.

Antes do encerramento do evento, o secretário executivo do Consórcio PCJ ao lado do assessor técnico da Sanasa/Campinas, Paulo Tínel, entregaram a comenda “Mérito Ambiental” para Benedito Braga e Vicente Andreu pelos seus prestimosos trabalhos em prol da água no Brasil e no mundo.

O Projeto Gota d’Água programou encontros de fevereiro até novembro, sendo um por mês, e todas ocorrerão no Museu da Água, em Indaiatuba (SP). As discussões serão em torno de mudanças climáticas, resíduos sólidos, reflorestamento e conservação, comunicação, além de formas de participação no Fórum Mundial da Água. A equipe do Programa de Educação e Sensibilização Ambiental está fazendo convites para palestrantes brasileiros e também de outros países com o objetivo de transformar os debates em encontros internacionais de troca de experiências.

No segundo semestre, os educadores repassarão os conceitos apreendidos com o projeto e replicarão nas escolas participantes e outros setores. Ao final do ano, será realizado seminário de avaliação das atividades desenvolvidas e eleição dos projetos “Destaques do Ano”.

A próxima capacitação do Projeto Gota d’Água será no dia 23 de março, sobre o tema “Água e Mudanças Climáticas. 



Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Indaiatuba Fácil.


Enviar esta notícia por email



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.