Quarta-Feira, 24 de Abril de 2024

Super DOGUS - Completo

Mais lidas da semana

6/6/2017 - Indaiatuba - SP

Prefeito e alunos da Apae iniciam Dia Mundial do Meio Ambiente com plantio




da assessoria de imprensa da Prefeitura de Indaiatuba

O prefeito Nilson Gaspar (PMDB) iniciou a segunda-feira (05), Dia Mundial do Meio Ambiente, com o plantio de mudas de árvores nas margens do lago ao lado da Prefeitura. O plantio foi feito com a ajuda de um grupo de alunos da Apae (Associação de Pais e Amigos do Excepcional). A programação do fim de semana contou com plantios de mais de 300 mudas de árvores em calçadas, programação especial no Museu da Água, soltura de peixes no lago do Parque Temático e Domingo Ecológico no Bosque do Saber.

A palestra “Gestão de Resíduos”, que será ministrada às 15h, na Fiec (Fundação Indaiatubana de Educação e Cultura), pela empresa Ambr Gerenciamento e Consultoria Ambiental, e a palestra sobre Reciclagem, ministrada pela equipe de Meio Ambiente da Secretaria de Urbanismo aos alunos da Emeb “Prof. Aparecido Batista dos Santos”, também integram a programação desta segunda-feira.

As comemorações em torno do Dia Mundial do Meio Ambiente já acontecem desde a semana passada, com palestras em escolas e visitas monitoradas à Usina de Reciclagem, localizada no Aterro Sanitário de Indaiatuba. “Este ano optamos por não realizar o Indaiatuba Eco na Semana do Meio Ambiente, mas estamos focando em uma série de ações de educação ambiental. São ações que custam muito pouco para o município, mas trazem excelentes resultados, principalmente porque a maioria delas envolve crianças”, argumentou.

No fim de semana a programação foi intensificada. No sábado (03), três equipes operacionais do Projeto Click Árvore trabalharam fazendo o replantio nas calçadas do Parque Campo Bonito, onde as árvores morreram, e também nos residenciais Andorinhas e Tucanos fazendo o plantio nas calçadas que ainda não tinham árvores.

Ainda na manhã de sábado, a equipe do Urbanismo promoveu uma ação na Praça D. Pedro II para divulgar o Projeto Click Árvore, com o apoio do Grupo de Escoteiros Falcão Azul. A Secretaria de Educação promoveu Feira de Ciências nas escolas da Rede Municipal de Ensino e a água foi um dos temas trabalhados.

Quem visitou o Museu da Água neste fim de semana também participou de uma programação especial, que incluiu uma Trilha Ecológica monitorada pela mata ciliar da represa Cupini, e a apresentação teatral da Turma da Sane, do projeto Educa Água, do Saae (Serviço Autônomo de Água e Esgotos).

O Parque Temático também foi palco da programação em torno do Dia Mundial do Meio Ambiente, na tarde de domingo, e prefeito Nilson Gaspar acompanhou a equipe de Meio Ambiente nas ações promovidas no local. As crianças fizeram a festa com a soltura de 8 mil peixes juvenis, de 10 a 15 cm, sendo 1.500 pacus, 1.500 tambaquis e 5 mil tilápias, no lago do Parque. Equipes do Projeto Click Árvore fizeram o cadastro das pessoas interessadas em ter uma árvore plantada na calçada de suas residências, e ainda teve doação de mudas de hortaliças e de vasinhos de flores para o público em geral.

As atividades do domingo ainda envolveram os visitantes do Museu da Água, que puderam plantar mudas de flores no entorno da represa do Cupini durante todo o dia, e à tarde assistiram à apresentação da Turma da Sane.

O 50º Domingo Ecológico da Escola Municipal Ambiental Bosque do Saber, promovido em parceria com a Mann + Hummel, foi outra atividade da véspera. Com as oficinas as crianças aprenderam a fazer uma mini horta com plantio de mudas de morango, e também um porta-chaves com materiais reutilizáveis. A Turma da Sane também marcou presença no Domingo Ecológico, entre outras atividades.

As comemorações continuam nos dias 06 e 07 de junho, quando os alunos na Emeb (Escola Municipal de Educação Básica) “Prof. Aparecido Batista dos Santos” farão uma visita à empresa General Motors, onde desenvolverão atividades com diferentes tipos de árvores e cuidados com a flora.

No próximo sábado (10), haverá uma nova divulgação do Projeto Click Árvore no semáforo do Colégio Objetivo, das 9h às 12h. Assim como a divulgação da Praça D. Pedro I, essa atividade será realizada pela equipe do Departamento de Meio Ambiente com a parceria do Grupo de Escoteiros Falcão Azul.

É importante lembrar, que as apresentações da peça teatral do Projeto Educa Água nas Emebs (Escolas Municipais de Educação Básica) também serão realizadas durante todo o mês de junho. Esse projeto é desenvolvido pelo Saae em parceria com a Secretaria de Educação.



Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Indaiatuba Fácil.


Enviar esta notícia por email



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.