Quinta-Feira, 18 de Abril de 2024

Super DOGUS - Gratuito

Mais lidas da semana

10/8/2016 - Indaiatuba - SP

Indicador de Nível de Atividade da indústria paulista sofre queda de 1,0% em maio




da assessoria de imprensa da CIESP

Nos primeiros cinco meses de 2016, a queda da atividade industrial chegou a 10,1%, sem o ajuste sazonal

Bernadete de Aquino, Agência Indusnet Fiesp/Ciesp

Em maio, o Indicador de Nível de Atividade (INA) da indústria paulista registrou queda de 1,0% em relação ao mês anterior, na leitura com ajuste sazonal. Na série sem ajuste, acumulou retração de 8,9% em 12 meses.

De acordo com o levantamento do Departamento de Pesquisas e Estudos Econômicos (Depecon) da Federação e Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp e Ciesp), divulgado nesta quinta-feira (30/6), nos primeiros cinco meses deste ano a atividade da indústria caiu 10,1%.

Para o diretor do Depecon, Paulo Francini, a perda de fôlego do setor não parou, mas está diminuindo. “Sabemos que antes do crescimento existe a estabilidade, e antes existe a redução da queda. Nós estamos nesta fase.”

Segundo Francini, ainda não existem sinais claros sobre a retomada de crescimento, mas há mudanças nos indicadores de expectativas, como o Sensor, também divulgado pela Fiesp, que em junho apresentou o melhor resultado desde setembro de 2015, já descontados os efeitos sazonais. “Preferimos acreditar nesses sinais, a sociedade está cansada de más notícias, na verdade, ansiosa por boas notícias”, conclui.

A projeção para o INA é fechar 2016 com retração de cerca de 6%, depois de ter registrado -6,2% em 2015 e -6,0% em 2014

Setores

Em maio, o INA do setor Químico registrou alta de 1,5% (ajustada sazonalmente), em comparação com o mês anterior, tendo como principal influência a alta de 5,8% da variável Total de Vendas Reais. Horas Trabalhadas na Produção, no entanto, apresentou retração de 1,2% no período, enquanto o Nível de Utilização da Capacidade Instalada (Nuci) teve alta de 3,5 pontos percentuais (pp).

No caso do setor de Minerais não Metálicos, a queda da atividade foi de 2,8% em maio, já descontadas as influências sazonais, com destaque para as variáveis negativas, Horas trabalhadas na Produção (-1,4%), Total de Vendas Reais (-3,1%) e Nuci (-1,0 pp)

O setor Farmacêutico sofreu queda no INA em maio, de 0,9%, influenciado pela contração de 13,8% do Total de Vendas Reais. A variável Horas Trabalhadas na Produção teve alta de 0,7% e o Nuci, por sua vez recuou 3,4 pp.

Sensor

A pesquisa Sensor de junho fechou em 47,8 pontos, na série livre de influências sazonais, contra 46,4 pontos de maio, mantendo-se abaixo dos 50,0 pontos, o que sinaliza queda das expectativas para o indicador.

No caso do emprego o Sensor passou de 43,6 pontos em maio para 45,8 em junho. Condições de Mercado, Vendas e Nível de Estoque registraram alta na variação. Somente o componente de Investimentos registrou queda. (-0,9pp).



Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Indaiatuba Fácil.


Enviar esta notícia por email



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.