27/8/2015 - Indaiatuba - SP

Vigilância Sanitária interdita comércio por venda de bebidas falsificadas

da assessoria de imprensa da Prefeitura de Indaiatuba

A equipe da Vigilância Sanitária de Indaiatuba foi chamada no dia 25 de agosto, para dar apoio a uma ocorrência da Policia Civil e fazer a apreensão de bebidas alcóolicas falsificadas em uma residência e um comércio localizados na rua Eliza Alécio Martins, Jardim Renata. No dois locais havia grande quantidade de garrafas, embalagens originais de whisky, vodcas, conhaques e aguardentes. Também havia equipamentos, etiquetas, lacres, rótulos, tampas e fumo (Tabaco) usado para dar cor às bebidas. Ainda foram encontrados no local tonéis de plástico e madeira, galões pequenos, médios e grandes, inclusive um com capacidade para 15 mil litros, com produto que aparentava ser aguardente e sem procedência segundo os técnicos.

O coordenador da Área de Alimentos da Vigilância Sanitária Marcos Luques, explicou que não dá para saber qual a composição e fórmula do material encontrado no local. “A Vigilância fará um estudo para descartar correto deste material sem provocar danos ao meio ambiente”. Os técnicos fizeram uma contagem e apreenderam no local mais de 23 litros de produtos sem procedência.

O diretor do Departamento de Fiscalização da Prefeitura José Carlos de Melo explicou que o comércio foi interditado por desvio de finalidade conforme previsto na Lei 1284/73. Ele explicou que irá aguardar a documentação da Polícia Civil para abrir o processo administrativo.

O delegado responsável pelo caso, Luiz Fernando Dias de Oliveira, explicou que ação foi realizada em conjunto com o Setor de Investigação da Policia Civil de Vinhedo e duas pessoas da mesma família foram presas suspeitas de envolvimento no esquema de falsificação de bebidas alcoólicas. Segundo o delegado, os envolvidos cometeram crime contra a saúde pública. Também havia no local, funcionários da Secretaria Estadual da Fazenda.