12/6/2017 - Indaiatuba - SP

Vacinação contra Febre Amarela na área rural continua no final de semana

da assessoria de imprensa da Prefeitura de Indaiatuba

A Secretaria de Saúde de Indaiatuba continua neste final de semana com a campanha de vacinação contra Febre Amarela aos moradores da área rural do município. Na sexta-feira (28) uma equipe do Departamento de Vigilância Epidemiológica estará vacinando a população da zona rural do bairro Aldrovandi, no Bar da Mata das 9h às 16h. No sábado (29) a vacinação acontecerá das 8h às 17h nos PSFs (Programa Saúde da Família) do Jardim Oliveira Camargo, Residencial Indaiá e UBS do Campo Bonito. No domingo (30) a UBS do Jardim Brasil vacinará os moradores da área rural das 8h ao meio dia.

Essa ação de vacinação teve início na semana passada e foram disponibilizadas pelo Estado 20 mil doses da vacina contra Febre Amarela. Para ser vacinado é preciso levar o comprovante de endereço, a carteirinha de vacinação e um documento com foto. As unidades, com exceção o Bar da Mata, continuam com a vacinação para as pessoas que não puderem comparecer na data programada.

De acordo com a diretora de Vigilância em Saúde, Rita de Cássia Jiampaulo Ferraz Vaz, em uma segunda etapa a vacina será direcionada também aos moradores da área urbana. “Assim que área rural for concluída a diretriz é expandir para todos os moradores da área urbana que não tenham nenhuma dose da vacina contra Febre Amarela. Peço para a população ficar tranquila, pois há vacina para todos, mas é preciso respeitar a ordem de prioridade de acordo com o planejamento da GVE 17 (Grupo de Vigilância Epidemiológica) do Estado de São Paulo”, salienta.

A vacina não será administrada em pessoas que já receberam uma dose no passado, gestantes, crianças menores de 9 meses e mulheres amamentando até os 6 meses do bebê. A vacinação nos idosos será mediante uma avaliação das condições de saúde. Esses que não podem receber a dose devem seguir as orientações com o uso de repelentes e evitar as zonas de mata.

Para os viajantes continua com o atendimento no Hospital Dia, localizado na avenida Visconde de Indaiatuba, 199, Vila Vitória, e a UBS VII, que fica na rua José de Campos, 709, Jardim Morada do Sol. Nesses locais a população pode pedir informações de agendamento pelos telefones 3825-6430 do Hospital Dia e 3935-3338 da UBS XVII. O agendamento é feito no local e a pessoa deve preencher um questionário.