10/7/2017 - Indaiatuba - SP

Orquestra Sinfônica de Indaiatuba apresenta Concerto Barroco nesse domingo, 18

da assessoria de imprensa da Prefeitura de Indaiatuba

Com apoio da Secretaria Municipal de Cultura, a Orquestra Sinfônica de Indaiatuba apresenta no próximo dia 18 de junho, domingo, às 10h, na Vila Kostka, no Mosteiro de Itaici, Concerto Barroco e celebra o 250º aniversário da morte do compositor alemão Georg Philipp Telemann (1681-1767) interpretando a Suíte “Burlesque Quichotte”; uma série de momentos musicais que encenam pequenas imagens da imortal obra de Miguel de Cervantes. A regência é do maestro Paulo de Paula e a classificação etária é livre. Evento gratuito. Informações (19) 3894-1867.

Neste programa a Orquestra Sinfônica de Indaiatuba se dedicará inteiramente ao repertório barroco. Período que foi berço da música instrumental e embrião de grandes agrupações como a orquestra. Praticamente uma unanimidade no período barroco o compositor italiano Antonio Vivaldi (1678-1741), conhecido como Pere Roso (padre ruivo) teve uma vida muito produtiva, escrevendo centenas de obras entre elas concertos ou obras instrumentais para orquestra de cordas. Apresentaremos de compositor italiano uma Sinfonia (ainda não concebida nos moldes dos compositores clássicos) em três movimentos para orquestra, muito parecido ao estilo das aberturas que utilizava em suas mais de 40 óperas. Também de Vivaldi escutaremos o Concerto V para violino da coleção La Stravaganza, célebre coleção de concertos para violino e interpretada constantemente em todas as salas de concerto pelo mundo.

A orquestra interpretará também o Concerto Grosso op.6 nº7 de A. Corelli (1653-1713) onde a orquestra se dividirá em dois grupos contrastantes, o primeiro de três solistas Concertinos (dois violinos e um cello) e o segundo do restante da orquestra nominados como Ripieno (recheio). Compositor italiano que viveu a maior parte da sua vida no séc. XVII desenvolveu a escrita para cordas com suas composições já sinalizando em suas composições o que viria a ser escrito no século XVIII e o período clássico.