18/8/2017 - Indaiatuba - SP

Funssol realiza aula inaugural para alunos dos Cursos de Padaria

da assessoria de imprensa da Prefeitura de Indaiatuba

O Funssol (Fundo Social de Solidariedade) de Indaiatuba ministrou dia 16 de agosto, no Auditório do Paço Municipal, a aula inaugural para 115 alunos dos cursos de Padaria Artesanal (Pães e Bolos/Doces e Salgados). A aula foi ministrada pela equipe da Vigilância Sanitária da Secretaria de Saúde e abordou o tema manipulação de alimentos.

A presidente do Funssol, Enides Nogueira Lopes Cruz, estava acompanhada da coordenadora dos cursos gratuitos do Funssol, a assistente social Ana Beatriz Viegas de Lara Campos, a professora dos cursos de Padaria Artesanal, Cássia Duque e equipe do Espaço Cidadania.

Depois de dar boas vindas aos presentes, a presidente agradeceu a administração do prefeito Nilson Gaspar, que permitiu a continuação dos cursos do Funssol. Ela pediu aos novos alunos que aproveitem bem as aulas. Agradeceu ao diretor da área de alimentos da Vigilância Sanitária, Marcos Luques que todos os anos, ministra a aula de manipulação de alimentos para os alunos alimentos.

Enides Nogueira desejou uma boa jornada a todos e ressaltou que os cursos promovidos pelo Fundo, têm duração de quatro meses, visam a capacitação para o mercado de trabalho e geração de renda.

A coordenadora dos cursos do Funssol, a assistente social Ana Beatriz Viegas de Lara Campos explicou aos presentes que a palestra é uma exigência. “Muitos irão fazer o curso como geração de renda e é necessário aprender a parte técnica e seguir todas as orientações de Vigilância Sanitária para oferecer alimentos com qualidade e saúde”.

Ana Beatriz também passou informações sobre o curso, freqüência e regras de convivência.

A professora de Padaria Cássia Duque deu boas vindas aos seus novos alunos e ressaltou que o curso é prático, há dicas importantes e por isso é necessário a participação efetiva dos alunos.

Ela ressaltou que muitos estão no curso para aprender uma nova profissão e outros buscam além do aprendizado, melhorar a auto-estima e fazer novas amizades.

O diretor de alimentação da Vigilância Sanitária, o agente fiscal sanitário Marcos Luques, explicou que o curso tem como objetivo ensinar a maneira correta de manipular os alimentos com higiene para evitar as contaminações.

 

Cursos

 

Os cursos de Padaria Artesanal acontecem no Espaço Cidadania, no Centro, e na antiga Subprefeitura do Jardim Morada do Sol. Os cursos do projeto Tesoura Encantada (Costura Inicial, Corte Costura e Patchwork Iniciante) acontecem no Centro.

O Funssol oferece os cursos gratuitamente duas vezes por ano, com turmas no primeiro e no segundo semestre.

As inscrições aconteceram dia 29 de julho, todas as 150 vagas de Padaria Artesanal e as 96 vagas para o projeto “Tesoura Encantada” foram preenchidas. Cerca de 250 nomes estão na lista de espera.