5/10/2015 - Indaiatuba - SP

Conselho da Mulher realiza dia 24 de outubro 4ª Manhã de Lazer

da assessoria de imprensa da Prefeitura de Indaiatuba

O CMDM (Conselho Municipal dos Direitos da Mulher de Indaiatuba), ligado à Secretaria Municipal da Família e do Bem Estar Social realiza dia 24 de outubro, das 8h30 às 11h30, na área da Raia de Remo (Barco), no Parque Ecológico, a 4ª Manhã de Lazer, com o tema “O Câncer de Mama tem Cura. Se toca. Indaiatuba te ama” para alertar as mulheres sobre a importância do exame de mamografia para detecção do câncer de mama. O evento contará com atividades de recreação, beleza e de saúde e tem apoio das Secretarias de Esportes, da Saúde, Família e do Bem Estar Social e do Seprev (Serviço de Previdência e Assistência Social dos Funcionários Municipais de Indaiatuba).

O Outubro Rosa é comemorado em todo o mundo. O nome remete à cor do laço rosa que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas e entidades.

 

A presidente do CMDM, Maria Aparecida de Souza Gonçalves Pinto, explicou que o evento visa conscientizar as mulheres sobre a importância de passar por consulta médica todos os anos para fazer os exames preventivos e o exame de mamografia após os 40 anos. “Este tipo de ação serve de alerta e queremos que mais mulheres busquem os serviços de saúde. Falaremos sobre o autoexame e que ele deve ser feito em todas as idades. Qualquer pessoa pode ser acometida por esta doença. Queremos que as pessoas falem com seus parentes e questionem sobre o exame de mamografia e o autoexame. Queremos informar que se o câncer de mama for diagnosticado precocemente e tratado no início tem cura na grande maioria dos casos”.

 

Também haverá controle de pressão arterial, avaliação física, orientação nutricional entre outros.

 

Maria Aparecida explicou que na 4ª Manhã de Lazer, terá alongamento, aula de, zumba, sorteios de brindes, apresentação de dança, momentos de beleza.

 

O ciclo de palestras de será divulgado posteriormente.

 

As ações do Outubro Rosa tem o apoio da Prefeitura de Indaiatuba por meio das Secretarias de Saúde, Esportes, e da Família e do Bem Estar Social; CMDM, Seprev Viva, Volacc, Lazer Esportivo, Max Planck Colégio e Faculdade e Ong Mais Vida.

 

Em Indaiatuba de 2014, 16 pessoas faleceram com neoplasia maligna da mama.

nove pessoas em 2013 e 14 em 2012.

 

Em 2015, 70 mulheres de Indaiatuba da rede SUS foram encaminhadas para tratamento no Caim (Centro de Atenção Integral à Saúde) da Unicamp em Campinas/SP, que é o serviço público de referência para tratamento de câncer.

 

OUTUBRO ROSA

 

O movimento popular internacionalmente conhecido como Outubro Rosa é comemorado em todo o mundo. Este movimento começou nos Estados Unidos, onde vários Estados tinham ações isoladas sobre o câncer de mama e ou mamografia no mês de outubro, posteriormente com a aprovação do Congresso Americano o mês de Outubro se tornou o mês nacional (americano) de prevenção do câncer de mama.

 

Todas ações eram e são até hoje direcionadas a conscientização da prevenção pelo diagnóstico precoce. Para sensibilizar a população inicialmente as cidades se enfeitavam com os laços rosas, principalmente nos locais públicos, depois surgiram outras ações como corridas, desfile de modas com sobreviventes (de câncer de mama), partidas de boliche.

 

A ação de iluminar de rosa monumentos, prédios públicos, pontes, teatros e etc, surgiu posteriormente, e não há uma informação oficial, de como, quando e onde foi efetuada a primeira iluminação. A popularidade do Outubro Rosa alcançou o mundo, motivando e unindo diversos povos em torno de uma causa nobre. Isso faz que a iluminação em rosa assuma importante papel, pois é compreendida em qualquer lugar no mundo.

 

Confira a programação da 4ª Manhã de Lazer

 

8h30- Abertura

 

8h45 – Alongamento

 

9h -Aula de Zumba

 

10h15- 1º sorteio de Brindes

 

10h30- Apresentação de Danças

 

11h- Mais um Sorteio de brindes