20/4/2017 - Indaiatuba - SP

Campanha Nacional de vacinação contra Influenza começou na segunda-feira (17)

da assessoria de imprensa da Prefeitura de Indaiatuba

A Prefeitura de Indaiatuba por meio da Secretaria de Saúde começou hoje, segunda-feira (17), a 19ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza que seguirá até o dia 26 de maio, sendo dia 13 de maio, o dia “D” mobilização nacional. Os grupos prioritários de acordo com a indicação do Ministério da Saúde devem procurar as UBS (Unidades Básicas de Saúde), mais próxima da residência. Levar documento com foto e carteirinha de vacinação. A primeira etapa que segue até 23 de abril é para trabalhadores de saúde dos serviços públicos e privados e para as pessoas com 60 anos ou mais de idade.

A Secretaria de Saúde, visando abranger mais a vacinação para os idosos fará no dia 22 (sábado) das 8h às 13h a vacinação na Associação dos Aposentados de Indaiatuba, localizada na rua Comendor Antônio Nagib Ibrahim, 299 - Cecap I. As pessoas com 60 anos ou mais, podem comparecer munidos de documento com foto e carteirinha de vacinação, se tiver, para receber a dose preventiva.

Em Indaiatuba a população estimada pela Secretaria de Saúde do Estado para vacinação é de 52.802. Em 2016 o município vacinou 56.921 pessoas contra a Influenza. No mesmo período foram notificados 89 casos de influenza, sendo 67 casos descartados por exame laboratorial (com 4 óbitos por outras causas), 12 confirmados laboratorialmente h1n1 sem internação; oito confirmados laboratorialmente h1n1 com internação (com 4 óbitos); um caso de SRAG (Síndrome Respiratória Aguda Grave) por outros vírus respiratórios; um caso de SRAG por outros agentes.

A influenza (gripe) é uma infecção viral aguda, que afeta o sistema respiratório. É de elevada transmissibilidade e distribuição global, com tendência a se disseminar facilmente em epidemias sazonais e mundiais. A transmissão ocorre por meio de secreções das vias respiratórias da pessoa contaminada ao falar, tossir, espirrar ou pelas mãos, que após contato com superfícies recém-contaminadas, por secreções respiratórias, pode levar o agente infeccioso direto a boca, olhos e nariz.

Os vírus influenza, pertencentes à família Orthomyxoviridae, subdividem-se em três tipos: A, B e C de acordo com sua diversidade antigênica, podendo apresentar mutações. Os vírus influenza A e B são responsáveis por epidemias sazonais, com duração variável, e frequentemente associada ao aumento das taxas de hospitalização e óbito.

Segundo recomendação da OMS para a temporada de 2017 do hemisfério sul, cada dose da vacina influenza, contém cepas do vírus Myxovirus influenzae inativados, fragmentados e purificados, correspondente aos antígenos hemaglutinina (HA): A/Michigan/45/2015 (H1N1) pdm09; A/Hong Kong/4801/2014 (H3N2); B/ Brisbane/60/2008. Deve-se salientar que ocorreu uma mudança em relação à vacina trivalente indicada para a temporada de 2017. A cepa A/California/7/2009 (H1N1) pdm09 que tem circulado desde 2009, foi modificada pela primeira vez nos últimos 7 anos.

O período de incubação dos vírus influenza varia entre um e quatro dias. A maioria das pessoas infectadas recupera-se dentro de uma a duas semanas. Entretanto, nas crianças, gestantes, puérperas, idosos e pessoas com doenças crônicas, a infecção pelo vírus influenza pode levar às formas clinicamente graves como as infecções respiratórias agudas e pneumonias, podendo levar ao óbito.

É importante esclarecer que as manifestações clínicas envolvendo o trato respiratório muitas vezes são causadas por outros tipos de vírus como o rinovírus (resfriado comum), o vírus sincicial respiratório, o adenovírus, entre outros. A co-circulação desses vírus, também, é frequente durante o período sazonal da influenza e não são prevenidos pela vacina, uma vez que esta é específica para as cepas dos vírus influenza incluída na sua composição.

 

 

Cronograma de vacinação contra Influenza

 

A partir do dia 17 de abril: trabalhadores de saúde dos serviços públicos e privados e as pessoas com 60 anos ou mais de idade

 

A partir do dia 24 de abril: gestantes, puérperas (mulheres que tiveram filhos há 40 dias), crianças (6 meses e menores de 5 anos de idade) e indígenas.

 

A partir de 2 de maio: comorbidades

 

A partir de 8 de maio: professores e todo os outros grupos anteriores

DIA 13 DE MAIO – DIA ‘D’ (sábado)