Sexta-Feira, 26 de Abril de 2024

Super DOGUS - Gratuito

Mais lidas da semana

4/2/2016 - Indaiatuba - SP

Dia Mundial do Câncer tem como tema “Nós podemos. Eu Posso”




Sigmapress – Assessoria de Imprensa

Data, comemorada amanha (dia 4), envolverá países de todo o mundo em busca de conscientização individual e coletiva

Com o tema “Nos Podemos. Eu Posso”, a União Internacional para o Controle do Câncer (UICC) pretende divulgar como a doença afeta cada um de diferentes formas e conscientizar a população de que todas as pessoas têm o poder de tomar diversas atitudes para reduzir o impacto do câncer nos indivíduos, nas famílias e nas comunidades. O Dia Mundial do Câncer, comemorado em 4 de fevereiro, une a população mundial pelo controle da doença. A data foi instituída em 2005 e tem como principal objetivo fazer com que o maior número de pessoas ao redor do Planeta fale sobre o assunto.

A campanha 2016-2018 é uma iniciativa para controle do câncer que envolverá diversos países ao redor do mundo. O trabalho de conscientização tem por objetivo a adoção de hábitos saudáveis para a prevenção do mal, que atualmente é a segunda causa de mortes no Brasil por doenças.  Os motivos que levam ao grande número de casos são o aumento da expectativa de vida da população em geral, associada à maior exposição a fatores de risco.

No Brasil, a iniciativa é encabeçada pelo Instituto Nacional do Câncer (INCA), em parceira da UICC. Segundo estudos de instituições de pesquisas conceituadas em todo o mundo, os hábitos saudáveis, principalmente os alimentares, adquiridos desde cedo são fundamentais para uma melhor qualidade de vida. Entre os alimentos que devem ser evitados estão os ricos em gordura, como carnes vermelhas, frituras, molhos com maionese, leite integral e derivados como manteiga, mais o bacon e presunto, etc. Outros alimentos, como salsicha, picles, defumados e churrascos, conservados com sal, também contêm níveis altos de agentes cancerígenos. “Ao preparar os alimentos, devemos também optar por métodos de cozimento que usem baixas temperaturas, como vapor, fervuras, cozido, ensopado ou assado”, alerta o oncologista Fernando Medina da Cunha.

Estatística da União Internacional Contra o Câncer (UICC) mostra que 43% dos casos de câncer podem ser evitados com estilos de vida saudáveis desde a infância. O comportamento e o ambiente onde cada criança vive, seja em casa, na escola e comunidades serão responsáveis por determinar seu perfil de saúde ao longo dos anos. "Por todo este panorama, é importante que as crianças sejam estimuladas desde cedo a hábitos saudáveis, como a prática de atividades físicas, evitar o tabagismo, o álcool, a exposição excessiva ao sol e uma alimentação correta. Isso vale para os adultos também.Muitos alimentos são associados no processo de desenvolvimento da doença, principalmente câncer de mama, cólon (intestino grosso), reto, próstata, esôfago e estômago. Se consumirmos alimentos inadequados por um longo período, isto pode provocar o aparecimento de células cancerosas”, destaca Medina.

Números

Atualmente, 8,2 milhões de pessoas morrem por ano de câncer no mundo. No Brasil, foram registradas 196.954 mortes por câncer em 2013. Para 2016, estima-se a ocorrência de mais de 596 mil casos da doença no País. Entre os homens, são esperados 295.200 novos casos, e entre as mulheres, 300.870.  O tipo de câncer mais incidente em ambos os sexos será o de pele não melanoma (175.760 casos novos a cada ano), o que corresponde a 29% do total estimado. Depois desse, para os homens, os cânceres mais incidentes serão os de próstata (61.200 novos casos/ano), pulmão (17.330), cólon e reto (16.660), estômago (12.920), cavidade oral (11.140), esôfago (7.950), bexiga (7.200), laringe (6.360) e leucemias (5.540). Entre as mulheres, as maiores incidências serão de cânceres de mama (57.960), cólon e reto (17.620), colo do útero (16.340), pulmão (10.860), estômago (7.600), corpo do útero (6.950), ovário (6.150), glândula tireoide (5.870) e linfoma não-Hodgkin (5.030).

Atendimento à Imprensa

Sigmapress – Assessoria de Imprensa

Fone: (19) 3232 5225

Jornalista responsável: Ivan Fontana

Contato: (19) 99100 5150



Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Indaiatuba Fácil.


Enviar esta notícia por email



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.