Quarta-Feira, 24 de Abril de 2024

Super DOGUS - Gratuito

Mais lidas da semana

7/12/2016 - Indaiatuba - SP

Corporação villa lobos realiza concerto gratuito neste sábado no ciaei




da assessoria de imprensa da Prefeitura de Indaiatuba

Com apoio da Secretaria Municipal de Cultura, a Corporação Villa Lobos realiza no próximo sábado, dia 10 de dezembro, a partir das 20h, na Sala Acrísio de Camargo, no Ciaei, a apresentação gratuita “Os Solistas da Banda”. O espetáculo, que encerra a temporada de 2016, traz repertório com 11 canções escolhidas pelos músicos do grupo dentro do que fosse mais adequado ao seu instrumento, em uma proposta de valorizar os instrumentistas, incluindo obras de Leroy Anderson, Ferrer Ferran, John Williams, Artie Shaw e Severino Araújo, entre outros. A regência é dos maestros Samuel Nascimento de Lima e Tiago Morandi Roscani, sob a direção artística de Wladimir Soares. A classificação etária é livre. Informações (19) 3894-1867.

“Os Solistas da Banda” – repertório

A Máquina de Escrever – Leroy Anderson (1908 – 1975)

 

Leroy Anderson foi um compositor americano de peças de concerto curtas e leves, muitas das quais foram estreadas pela Boston Pops Orchestra, sob a direção de Arthur Fiedler. John Williams descreveu-o como "um dos grandes mestres americanos de música leve orquestral". A Máquina de Escrever foi composta em 1950, e se encaixa dentro do gênero da música clássica ligeira – aquela facção pop da música de concerto caracterizada por ritmos cativantes e melodias fáceis de digerir.

 

Solista: Rodolpho Ribeiro Simmel (Máquina de Escrever)

 

Concerto de Aranjuez – “Adagio” – Joaquín Rodrigo (1901-1999)

 

O Concerto de Aranjuez é uma composição musical para violão clássico e orquestra, e neste arranjo o violão está sendo substituído por um trompete. Escrita em 1939, é seguramente o trabalho mais conhecido de Joaquín Rodrigo e o seu êxito deu um reconhecimento internacional ao compositor, e o seu adagio é singularmente popular, tendo sido cantado por múltiplas figuras da Ópera e da canção popular. O arranjo é de Jerry Lackey e a revisão e orquestração de Tiago M. Roscani.

 

Solista: Reginaldo Engelman (Trompete)

 

Três Contrastes para Trompa e Banda – Claude Thomas Smith (1932-1987)

 

Claude Thomas Smith foi um maestro de banda, compositor e educador musical americano. Suas composições incluem Flight, adotada como a "Marcha Oficial" do Museu Nacional Espacial do Smithsonian Institute , e Pai Eterno, Forte para Salvar, encomendado em 1975, que estreou no Kennedy Center durante a celebração do 50º aniversário da Banda da Marinha dos Estados Unidos.

 

Solista: Bruno Cutolo (Trompa)

 

Suite para Tuba – Donald Haddad (1935)

 

Don Haddad, agora aposentado e vivendo em Ohio, é um compositor de renome internacional. Esta Suite Para Tuba é lírica e, ao mesmo tempo, bastante rítmica, apresentando um conjunto de movimentos que exibem a flexibilidade, a sonoridade e a capacidade artística desse difícil instrumento.

 

Solista: João Guilherme Valente (Tuba)

 

Concerto para Clarinete – Artie Shaw (1910-2004)

 

Arnold Jacob Arshawsky, conhecido como Artie Shaw, foi um clarinetista de jazz, famoso por clássicos como Begin the Beguine e Oh, Lady Be Good. Este Concert For Clarinet termina com um lendário altíssimo, que era uma característica do compositor à frente de sua big band. Essa peça foi executada pelo próprio Artie Shaw no filme Second Chorus, com Fred Astaire. O arranjo é de Ted Parson.

 

Solista: Fábio Pereira de Oliveira (Clarinete)

 

Concertino para Trombone e Orquestra – Ferdinand David (1810-1873)

 

Compositor alemão nascido na mesma casa em que nasceu Felix Mendelssohn, Ferdinand David era violinista mas escreveu inúmeras peças para outros instrumentos, todos eles com a rubrica Concertino Para. Este Concertino Para Trombone é usada como peça obrigatória em testes para orquestras sinfônicas no mundo inteiro. A Banda Villa Lobos vai mostrar esta peça num arranjo de Adrian Horvath.

 

Solista: Marcelo Vieira (Trombone)

 

Nivaldo no Choro – Severino Araújo (1917-2012)

 

Severino Araújo era pernambucano. Músico, instrumentista e compositor, ficou conhecido no Brasil inteiro por liderar a Orquestra Tabajara que, inclusive, tocou em Indaiatuba. Severino era considerado um dos pioneiros da fusão do jazz com o choro. Nesta apresentação, Severino comparece como compositor de um choro que exemplifica muito bem essa tendência. O arranjo é do prórpio solista: José Tabajara.

 

Solista: José Tabajara (Clarinete)

 

Euterpe - Concerto para Flauta – Ferrer Ferran (1966)

 

Fernan Ferrer é compositor espanhol nascido em Valencia e formado em regência de Orquestra de Sopros pela The Royal School of Music,de Londres. Além de reger e dar aulas, tem um vasto repertório de composições próprias, como este concerto para flauta transversal.

 

Solista: Jonatas de Santana (Flauta)

 

Fantasia Concertante sobre temas da ópera "Rigoletto" – Luigi Bassi (1833-1871)

 

Bassi nasceu em Cremona e estudou no Conservatório de Milão com o mestre Benedetto Carulli, de 1846 a 1853. Foi o principal clarinetista do teatro La Scala, em Milão. Bassi compôs um total de 27 obras para clarinete, sendo 15 fantasias de ópera para clarinete, mais notavelmente a Fantasia Concertante sobre a ópera Rigoletto, de Verdi, que a Banda Villa-Lobos apresenta com arranjo de Louis-Philippe Laurendeau.

 

Solista: Argemiro Siqueira (Clarinete)

 

A Lista de Schindler – John Williams (1932)

 

John Williams é um dos mais requisitados compositores para trilhas de filmes americanos. Ele tem uma invejável coleção de Oscar, inclusive o que ganhou pelo tema do filme A Lista de Schindler, de Steven Spielberg. E aqui vale destacar uma curiosidade: o solo desta música é feito por um violino, instrumento que não existe numa orquestra de sopros como é a Banda Villa-Lobos. Mas...como um dos nossos integrantes é violinista, aqui vai o seu solo!!! Arranjo de Calvin Custer.

 

Solista: Adriel Andrade (Violino)

 

Five To Go – Jack Bullock (1929)

 

Bullock é um profícuo compositor que adora escrever partituras para jovens músicos. Também é autor de um método para bandas sinfônicas. Nesta composição, não teremos um único solista, mas sim cinco saxofonistas exibindo todo o potencial jazzístico da Corporação Musical Villa Lobos.

 

Solistas: Bruno Cabral, Natã Lopes Silva, Antônio Tadeu B. Filho, Alef Pacheco Matos Pinto e Luis Henrique Vallim Pupo (Quinteto de Saxofones)

 

Serviço

Sala Acrísio de Camargo – Ciaei - Av. Engenheiro Fábio Roberto Barnabé, 3665 - Jardim Regina



Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Indaiatuba Fácil.


Enviar esta notícia por email



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.