Quarta-Feira, 24 de Abril de 2024

Super DOGUS - Completo

Mais lidas da semana

25/4/2016 - Indaiatuba - SP

Conselheiros da Região Metropolitana de Campinas discutem cartão Bem Acessível




da assessoria de imprensa da Prefeitura de Indaiatuba

O Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Campinas estuda a possibilidade de tornar regional a experiência de Campinas com o cartão Bem Acessível. O projeto desenvolvido pelo Município de Campinas para oferecer mais facilidade à população portadora de necessidades especiais no atendimento aos serviços públicos, foi um dos destaques da reunião realizada terça-feira, dia 19, em Valinhos.

A secretária dos Direitos da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida de Campinas, Emmanuelle Alkmin, esteve presente no encontro para apresentar o projeto aos conselheiros. De modo geral, o Cartão simplifica o acesso a benefícios como inscrição para gratuidade no transporte público, matrícula na rede pública de ensino, oferece prioridade de vaga a crianças com deficiência, marcação de consulta na rede de Saúde, pagamento de “meia entrada”, entre outros benefícios.

Segundo a diretora executiva da Agemcamp, Ester Viana, a proposta apresentada ao Conselho é para implantação de um cartão metropolitano, que seja aceito em todas as cidades da RMC, principalmente no transporte público.

A proposta foi bem acolhida pelos conselheiros e será encaminhada à Câmara Temática de Pessoas com Deficiência para definir um formato de viabilizá-la e também sobre a possibilidade de elaborar um censo e um cadastro único da população portadora de necessidades especiais. Segundo a secretária campineira, a Região Metropolitana de Campinas reúne entre 300 e 400 mil pessoas com deficiência.

Os projetos desenvolvidos pela Agemcamp e Conselho de Desenvolvimento em parceria com o Núcleo de Estudos de Políticas Públicas (NEPP) da Unicamp, voltado para a área da Saúde, também foram pauta do encontro. Os projetos em andamento visam a integração do atendimento no SUS (Sistema Único de Saúde) e o fortalecimento da Atenção Básica na região.



Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Indaiatuba Fácil.


Enviar esta notícia por email



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.