Terça-Feira, 16 de Abril de 2024

Super DOGUS - Completo

Mais lidas da semana

12/8/2014 - Indaiatuba - SP

Comad e Programa Viver divulgam cronograma do curso do Denarc




da assessoria de imprensa da Prefeitura de Indaiatuba

Definido o cronograma do curso de prevenção ao uso de drogas, ministrado pelo Denarc (Departamento Estadual de Prevenção e Repressão ao Narcotráfico) da Polícia Civil. O evento é uma realização do Programa Viver idealizado pelo Prefeito Reinaldo Nogueira e o Comad (Conselho Municipal de Políticas sobre Drogas de Indaiatuba) órgão ligado a Secretaria Municipal da Família e do Bem Estar Social. O curso acontece de 1º a 5 de setembro, das 18h30 às 22h, no auditório do Paço Municipal. A atividade é direcionado a educadores, professores, universitários, coordenadores de ensino, representantes de organizações religiosas e sociais, comunidade em geral Segurança Pública (Polícia Militar, Policia Civil e Guarda Civil) e Secretarias Municipais: de Saúde, Cultura, Esportes.

O curso tem como objetivo formar multiplicadores que atuem de forma preventiva no combate ao consumo de drogas na comunidade em que estão inseridos. Entre os principais tópicos abordados estão os tipos de entorpecentes, especificidades e necessidades do tratamento de dependentes químicos e legislação, entre outros.

Informações podem ser obtidas na Casa dos Conselhos de Indaiatuba, (19)3835-2843 e e-mail social.casadosconselhos@indaiatuba,sp,gov. O interessado deve fornecer o nome completo, RG, e-mail e telefone. Os participantes receberão posteriormente certificado do Denarc.

PROGRAMA VIVER

O programa multidisciplinar é ao mesmo tempo simples, inovador e de grande eficácia, que organiza as iniciativas existentes na comunidade. As ações deixam de ser isoladas. Para toda essa coordenação foi criada a Central de Risco, composta por funcionários qualificados e um software de última geração. Assim que recebe a indicação de uma pessoa vulnerável, ela envia uma equipe treinada do Cras (Centro de Referência de Assistência Social) para referenciar e acolher a família.

Com todos os dados em mãos, os profissionais traçam um Plano de Atendimento específico levando em conta o local da residência e projetos existentes no banco de dados. Essa pessoa é convidada a participar desse Plano. Mensalmente ela é acompanhada para avaliação, revisão e alterações no programa, até seu desligamento ou necessidade de outras intervenções.

O Programa Viver foi estruturado sobre cinco premissas básicas: proteger crianças e adolescentes que não estão envolvidos com as drogas; recuperar os iniciantes, que devem ser reintegrados à vida produtiva e saudável; trabalhar a drogatização considerando a necessidade de recuperar dependentes químicos como missão da sociedade; combater com ações permanentes e enérgicas o traficante e o fornecedor de entorpecentes. O sucesso do programa está diretamente vinculado à participação de toda a sociedade.

A Central de Risco já pode ser acionada pelo número 3875-6600. O horário de funcionamento é das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira.

Confira a Programação do curso do Denarc

DIA 01/09 – Segunda-feira

18h30- Laércio Rezende - “Legislação sobre Drogas” .

20h20-Intervalo: Café

20h40 - Laércio Rezende (continuação) - “Legislação sobre Drogas”.

22h30 - Término das atividades do dia

DIA 02/09 – Terça-feira

18h30 Dra. Tatiana Grutila Mouriño com a palestra -“Drogas: Mecanismos de Ação e Reação no Organismo”.

20h20 - Intervalo: Café

20h40 - Regina Ribeiro Neves - “Boas Práticas na Prevenção/Tratamento ao Uso de Álcool e Drogas”.

22h30 - Término das atividades do dia

DIA 03/09 – Quarta-feira

18h30 - Alexandre Prado Avilez - “Métodos de Abordagens Preventivas para Jovens e Adolescentes”.

20h20 - Intervalo: Café

20h40 -Sonia Borges Depieri - “Dependência Química x Realidade Familiar”

22h30 - Término das atividades do dia

DIA 04/09 – Quinta-feira

18h30 -Marcio Rodrigues - “A Responsabilidade dos Pais com os Filhos”.

20h20 - Intervalo: Café

20h40- Analberto R. Corrêa -“Drogas na Gravidez”.

22h30 Término das atividades do dia

DIA 05/09 – Sexta-feira

18h30 - Dr. Reinaldo Corrêa - “Drogas no Cotidiano”

20h20 - Intervalo: Café

20h40 -Dr. Reinaldo Corrêa (Continuação) “Drogas no Cotidiano”

22h - Término das atividades do dia



Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Indaiatuba Fácil.


Enviar esta notícia por email



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.