Sexta-Feira, 19 de Abril de 2024

Super DOGUS - Completo

Mais lidas da semana

15/5/2017 - Indaiatuba - SP

Cmdi e Abraz realizam I Fórum de direção segura e envelhecimento de Indaiatuba




da assessoria de imprensa da Prefeitura de Indaiatuba

O Conselho Municipal dos Direitos dos Idosos de Indaiatuba (CMDI), em parceria com a ABRAz- sub-regional Indaiatuba, realizarão na quinta-feira (18), das 13h30 às 16h, o I Fórum de Direção Segura e Envelhecimento. O evento será aberto e gratuito para todas as pessoas que se interessarem pelo tema, como familiares, cuidadores, profissionais da saúde, estudantes e idosos, e acontecerá no Auditório da Prefeitura Municipal de Indaiatuba, na Avenida Eng. Fábio Roberto Barnabé, nº 2800, Jardim Esplanada II.

A proposta do Fórum é orientar e esclarecer aos participantes sobre até quando é recomendado que o idoso continue a dirigir e qual a melhor forma de conduzir a transição nesta etapa de vida do idoso, além de discutir quais os impactos disto para ele e sua família, como aponta Ricardo Bueno Reis, Presidente do CMDI. "No Brasil, legalmente não há idade máxima para uma pessoa continuar dirigindo um carro, portanto vamos abordar as mudanças que a idade traz ao corpo, como a família pode perceber que o idoso não é mais capaz de dirigir e como ela pode ajudar o idoso neste processo."

A primeira palestra do Fórum abordará a Fisiologia do Envelhecimento e será ministrada pela médica Geriatra e Presidente da ABRAz- sub regional de Indaiatuba, Dra. Celene Queiroz Pinheiro de Oliveira. Em seguida, o Fórum contará com a presença da Diretora Técnica da CIRETRAN Indaiatuba, Sra. Maria Imaculada Andrade, que discutirá sobre os Critérios de Avaliação para Renovação de CNH.

A segunda palestra será conduzida pelo Psicólogo Giovanni Vendramini Alves, que irá abordar e discutirá sobre quais os Impactos do Parar de Dirigir, tanto para o idoso quanto para seus familiares e cuidadores. Ao final, a Fisioterapeuta Eliana Carvalho irá palestrar sobre Reabilitação e Adaptação Veicular, discutindo sobre a redução da capacidade funcional do idoso e prevenção de acidentes.

O evento também contará com a presença de Daniela Gurgel Almeida, representante do Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV), uma instituição sem fins lucrativos dedicada a desenvolver ações efetivas que reduzam os elevados índices de acidentes de trânsito no Brasil.

CMDI

O Conselho Municipal dos Direitos do Idoso (CMDI) é um órgão permanente, de caráter consultivo, fiscalizador, deliberativo e formulador de Políticas Públicas e ações voltadas para o idoso no âmbito Municipal. É composto paritariamente por membros do Poder Público Municipal e outros órgãos da Sociedade Civil.

Trata de assuntos que dizem respeito aos direitos, à qualidade de vida e acesso aos bens e serviços preceituados pelo Estatuto do Idoso. Realiza reuniões ordinárias mensais, sempre na primeira quarta-feira do mês, às 8h30 para tratar destas deliberações.

ABRAz

A sub-regional de Indaiatuba da Abraz foi fundada em 2004 e, desde então, atua no apoio e suporte de familiares e cuidadores de idosos com demências. As palestras informativas são realizadas toda primeira segunda-feira do mês, ministradas por profissionais de diversas especialidades, visando esclarecer sobre a Doença de Alzheimer e outras demências, assim como seus sintomas e tratamentos.

Saiba mais em: facebook.com/abrazindaiatuba.



Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Indaiatuba Fácil.


Enviar esta notícia por email



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.