Sábado, 20 de Abril de 2024

Super DOGUS - Completo

Mais lidas da semana

8/10/2015 - Indaiatuba - SP

Autores locais participam de feira literária nos dias 17 e 18 no festival da Secretaria




da assessoria de imprensa da Prefeitura de Indaiatuba

A população terá a oportunidade de conhecer de perto os escritores indaiatubanos e suas obras no próximo dia 10, na Praça Dom Pedro II, e também no dia 17, no Novo Centro Cultural Morada do Sol, sempre das 9h às 12h, na Feira Literária. A ação faz parte da programação do festival Outubro Literário, da Secretaria Municipal de Cultura, e acontece simultaneamente à já tradicional Feira de Troca de Livros, onde basta levar uma obra de literatura e trocar por outra de seu interesse. 13 autores locais estarão comercializando seus livros e conversando com os visitantes em uma tenda especial, montada nos locais do evento. Confira abaixo um pouco da trajetória de cada um e prestigie os talentos da cidade com a família e os amigos. Informações (19) 3894-1867.

Escritores que participarão da Feira Literária do Outubro Literário

Adelisa Silva

Adelisa Maria Albergaria Pereira Silva, 50 anos, é natural de Campinas/SP. Pedagoga por formação e bancária por profissão. É também blogueira e escreve crônicas de seu cotidiano desde julho de 2010 em seu blog: http://adelisa-oquerealmenteimporta.blogspot.com.br. Começou a escrever devido a uma grande perda: a doença e a morte de sua sobrinha Júlia, aos sete anos de idade, vítima de um tumor cerebral. Em agosto de 2013, lançou seu primeiro livro “O que realmente importa...”, coletânea de crônicas do seu blog pessoal. Em julho de 2015 lançou seu segundo livro, “O que realmente importa...”- Vol. 2, pela Editora Chiado. Lançamento simultâneo no Brasil e em Portugal. Livro: O que realmente importa – vol. II - este livro nasceu espontaneamente. A vontade de escrever surgiu da dor, mas, em vez de diminuir com ela, foi aumentando, aumentando... E tudo passou a ser fonte de inspiração! É um relato do meu cotidiano, às vezes trágico, às vezes cômico. Nele registro as minhas angústias, as minhas alegrias e as inúmeras bênçãos com que Deus me presenteia todos os dias.

 

Airton Parra Sobreira

Formado pela Faculdade de Belas Artes-SP, é artista plástico e escritor. Escreveu peças para teatro amador, colaborou com o Portal Literal, Biblioteca Agostinho Gomes-Portugal 2012. Desenvolve trabalhos de pintura, escultura e gravura em seu ateliê. Seus livros já publicados sã uma combinação da arte visual, suas gravuras, com escritos. Já participou de diversas exposições, como: Gravuras SESC Pompeia, I Bienal de Gravura de Santo André/SP, Galeria SESC Paulista - São Paulo/SP, Banco Central –São Paulo/SP, Salão de Arte de Jundiaí/SP; Mostra de Gravura –Londrina/PR, I Bienal Internacional de Gravura em Maastricht/Holanda; XXI Salão de Arte Contemporânea de Santo André/SP; Virada Cultural Indaiatuba, Fundação Pró Memória –Indaiatuba/SP; Casa do Barão –Itu/SP. Livros - Poetic Colors (em Inglês) - Poemas reflexivos e minimalistas com imagens artísticas do autor. Digigravura e poesia - Traz uma combinação de cores, formas e poemas. Prospekta - Poemas inspirados em lugares e pessoas. Criando um mundo de reflexivo e poético. Temas banais, mas profundos na essência. Um universo original a ser compartilhado com os leitores. Castelos e Sonhos – Sobre dragões e castelos. Viagens fantásticas através da imaginação. Mundos alcançados apenas em sonhos.

 

Alzira Marcondes

Psicóloga Clínica, com Pós Graduação em Psicologia Infantil, Licenciatura em Psicologia, além de astróloga, possui vários livros já publicados e outros aguardando edição. Livros - A Viagem de Keiko, O Índio que casou com a Noite, O Aprendiz de feiticeiro, O Bicho Papão e Os Sete Portais da Sabedoria.

 

Aruângua

Embora nascida em Moçambique, Aruângua deixa claro sua paixão pelo país que a acolheu: Brasil. Maria do Céu Lopes adotou o pseudônimo Aruângua em homenagem à região onde nasceu, hoje conhecida como Beira. Parte de uma geração que nasceu na África e se viu obrigada a deixá-la durante o processo de descolonização portuguesa, em 1975, a autora conta que a poesia surgiu por uma necessidade. A prosa não conseguia exprimir toda a carga emocional das emoções contidas. “Era um tema tão difícil, tinha uma carga emocional tão forte e sensível para mim que só saiu em forma de poesia”, confessa. Livros: Memórias Agridoces do Exílio - é um livro de poemas que podem ser lidas separadamente ou em conjunto. “Escrevi o livro para todos os que em algum momento de suas vidas se sentiram expulsos de seu paraíso.” Um libelo contra a opressão – não apenas que lhe foi imposta em sua terra natal, mas todas – e um brinde em louvor à vida. “Porque são lembranças felizes de uma infância e recordações amargas pelo desterro na adolescência”. A Guerra do Talco e Outras Crônicas – Histórias de Avós e Netos para não perder a Meninice “Só quem é avó sabe como isso é delicioso. Ser avó é viver um amor muito diferente de tudo o que se experimenta na vida. Ser avó é derreter aos pouquinhos. (..) Ser avó é apostar todas as fichas no futuro.”(Frag. de A Guerra do Talco e Outras Crônicas). Há um velho ditado que diz: “mãe é pra educar, avó é pra estragar”. Na prática a relação avós e netos é um delicioso momento recheado de afeto, amor e muita diversão! O livro é um saboroso convite a todos os que têm ou tiveram avós, avôs; que são avós e avôs, ou ainda, que desejam ser.

 

Bruna Figueira

Nascida em São Caetano do Sul, São Paulo, mora desde 2000 em Indaiatuba. Formada em Letras, lecionou em escolas públicas da cidade. O fascínio pela leitura sempre conduziu a autora a conhecer mundos diferentes e viver aventuras que seriam impossíveis na vida real.

 

Cybele Meyer

Cybele Meyer, palestrante educacional, teve seu primeiro livro infanto-juvenil Menina Flor lançado em 2010 pela Litteris Editora na XXI Bienal Internacional do Livro de São Paulo. O livro já foi pano de fundo para vários projetos desenvolvidos por escolas de diferentes cidades do estado de São Paulo e adotado em escolas do Rio de Janeiro, Minas Gerais, Rio Grande do Norte, Paraná e Rio Grande do Sul. Livros: Menina Flor - O livro aborda situações enfatizando o respeito à natureza e ao meio ambiente. Aborda temas como preconceito e bullying. Destaca a importância da família e a construção da identidade embasada em valores. Inteligências na Prática Educativa - O livro analisa os diferentes tipos de comportamento da criança no momento de aprender desde seus primeiros meses de vida, passando pela educação infantil e pelo ensino fundamental até chegar à adolescência. Oportuniza aprofundar o conhecimento das ações e reações que comunicam os tipos de inteligências, e como elas podem ser utilizadas e potencializadas para estimular o crescimento e o desenvolvimento das crianças nos âmbitos cognitivo, social e humano. Pedolândia - Assim como o ser humano usa os pés para percorrer os caminhos que escolhe durante a vida, também no livro a cidade de Pedolândia exalta a existência do pé mostrando que sempre haverá caminhos a serem escolhidos e que essa escolha deverá ser embasada em valores. São trabalhadas também expressões idiomáticas.

 

Del Corso

Nascido em Campinas, mora em Indaiatuba desde 2013. Integra a antologia "Solaris - Histórias de Indaiatuba " (Editora MHK). É editor do blog literário Oceanos Inquietos e colaborador de blogs e sites nacionais e internacionais de literatura. Em 2016, estará lançando dois novos livros. Livro: Pé de Poesia - "Pé de Poesia" consta de 30 poesias que tentam explicar a relação dos seres humanos, o caos e a Natureza.

 

Eloah Amorim Bairaal

Eloah nasceu em uma família de educadores em 1961, em Patos de Minas / MG. Formada em Magistério, lecionou vários anos no interior de Minas Gerais. Morando em São Paulo, teve a oportunidade de publicar pela Editora Cuore o livro infantil “Theo e a moeda perdida”, destinado à educação financeira e aceito em várias escolas. Em 2014 foi homenageada em São Paulo no Palácio Anchieta como autora. Participou de antologias em Portugal: Confissões, Premonições, Poema-me, Poesias para pintar e ser feliz e Palavras de Veludo. E no Brasil, da antologia Brasil: Era Uma Vez... (contos infantis). Em breve lançará: Fragmentos e lembranças (crônicas) e o infantil Pomar de cantigas (poesias). Livros: Theo e a Moeda Perdida - Tem como base os valores reais da vida e a importância da educação financeira. Atualmente, a maioria das pessoas se torna cada vez mais estressadas pela luta diária e, em especial, pela falta de controle financeiro de suas vidas. Este assunto é importante para crianças, embora pouco abordado. Por isso, meu objetivo com este livro de aventura, que discute este tema por meio de uma linguagem simples e sutil, é despertar na criança o verdadeiro valor da vida sem descartar a realidade financeira que nos cerca. O livro relata a aventura de dois meninos de oito anos que moram em planetas vizinhos, Theo, do planeta Idy-Um, e o Príncipe Vilmon, do planeta Guima-X. Juntos com os guerreiros Vitor e Ester vão à procura da moeda “Kira”, que foi roubada do castelo da Rainha Maíra pelo vilão Kalino e seus ajudantes Binho e Tazinho. Minhas Razões - É um livro de poesias escritas ao longo de vários anos. O amor que encontramos pela vida e o desamor que não nos evita são sentimentos fortes declarados em razões que mal cabem no coração. Os brinquedos do ônibus - Através de uma história envolvente a criança compreende que na vida nem sempre as coisas acontecem como planejamos. A avó Maria gosta muito de contar histórias para seus netinhos. Uma vez ela contou que há muito tempo, Dona Léa precisava viajar a trabalho bem no dia do aniversário dos filhos gêmeos, Nino e Nina, então, ela promete lhes comprar brinquedos enormes, mas os brinquedos são esquecidos no ônibus. O final da história é surpreendente e emocionante!

 

Marcos Otero

Marcos Otero é cineasta e roteirista há 18 anos. Publicou seu primeiro livro em abril de 2015: Incidente em Varginha. Em outubro, lança o segundo livro: A Ilha das Bonecas Mortas. Livro: Incidente em Varginha - Misteriosos acontecimentos extraterrestres levam o Exército a mobilizar uma grande operação em Varginha, Minas Gerais. O ufólogo Max Miller é chamado para pesquisar sobre o caso e, à medida que ele descobre mais pistas, o elo vai estreitando-se, conduzindo-o a desconfiar de que algo muito maior estaria sendo escondido. Max descobre a verdade sobre a sua teoria. E agora, terá que fazer uma escolha.

 

Marina Salla

Marina Salla Marchiori é escritora, professora e uma grande intrometida a qualquer tipo de arte. Escrever é, contudo, sua verdadeira paixão e parte do seu ser. Formada em Letras, é Diretora de Arte no Coletivo de Arte e Produtora Origens e integrante do grupo de artistas Balaiô. Livro – Tatuagem - primeiro livro publicado da autora. Sinopse: Jack se aproximou de Laura. Não, não para tirar sarro dela, nem dizer como ela é esquisita e feia, mas para defendê-la desse pesadelo. Ela sabia que sua vida estava mudada para sempre, mas não imaginou, em nenhum momento, que mudaria de novo. Uma festa, um beijo recebido pela pessoa errada, um acidente que permitiu que Laura revivesse a consciência apenas três meses depois, numa cidade diferente, e toda sua antiga vida havia sido deixada para trás. Como ela poderia imaginar? Apesar de todos os avisos, como ela podia pensar que algo assim fosse acontecer? Ele sempre fora tão atencioso, se esforçava para ser melhor com ela, não queria machucá-la por nada nesse mundo. E então… Jack, o que aconteceu com você? Deixar pessoas para trás, continuar em frente, é um aprendizado. Laura tentou seguir com a vida dela, Jack deveria ter feito o mesmo.

 

Moacir Torres

Moacir Torres nasceu em Agudos, SP e reside em Indaiatuba desde 1993. Começou como desenhista na TV Cultura em 1974, trabalhou como arte finalista para a Editora. Abril e ilustrou o suplemento "Diário Criança" - Diário Popular de São Paulo por cerca de dez anos. Participou de coletâneas literárias e de vários salões de humor e HQs. Criou e publicou Revistas em Quadrinhos, revistas de atividades e livros infantis. Atualmente ministra oficinas de desenho infantil e vem produzindo revistas de atividades para editoras, passatempos e quadrinhos para vários jornais, além das Animações da Turma do Gabi, que completou 40 anos. Revistas e livros - Revista Turma do Gabi HQ 06, As Aventuras do Elefantinho Kokito, Turma do Gabi e o Pé de Ameixas, Turma do Gabi em Um Passeio Relâmpago pelo Futuro e As Aventuras das Maluquinhas em Floresta Azul.

 

Otanir Vaz Pinto

Engenheiro, economista, fundador e atual presidente da Ordem Espiritualista Bezerra de Menezes - Indaiatuba -SP; tem publicações independentes desde 2001. Livros - Deus - publicado para atender às necessidades de pessoas encarceradas em leitos hospitalares e instituições prisionais. Paz – traz a necessidade de o homem compreender o milagre como conseqüência da vitória alcançada no teatro de operações no íntimo de cada um. Aborda as várias ferramentas disponíveis para esse processo, como calma, tolerância, paciência e vigilância. Creio – Percepção do autor sobre as intuições e pesquisas acerca dos Avatares - mestres da luz das várias religiões. Caderno de Poesias - Reminiscências - lançado na Feira Internacional do Livro - Ribeirão Preto, é uma homenagem à sua esposa. Trata dos ingredientes que constituem o amor, o respeito, o companheirismo e a cumplicidade. O que sou? A Luz da Ciência e da Religião – O autor expõe suas experiências, pesquisas e percepções. Descreve o indivíduo humano em suas diversas roupagens. O Passado Volta – Nos Contos e nos Sonhos - O leitor é convidado para uma interessante viagem metafísica, através dos diversos contos do livro. Dentre outros temas, trata do personagem que não consegue transpor a muralha após a viagem de volta; e da impermanência, tal qual definida por Heródoto. Kûarasýram - O Filho do Sol - Vol I - Nasce um Guerreiro – Lançado em 2015 pela Amazon.com, o romance é o primeiro volume de uma coleção de cinco. Traz a história de um menino branco, criado em uma aldeia indígena, e suas peripécias pelo mundo, conquistando amores, conhecimentos e realizações, rumo à construção da Nova Ordem Mundial - Vol V. Versos & Prosas - Tem Contos e Trovas - Constituído de micro contos, trovas e versos, será lançado na Feira Literária de Indaiatuba - SP.

 

Penna

Mineiro de Santa Bárbara do Mato Dentro, Antonio Da Cunha Penna mora em Indaiatuba desde 1957. Fotógrafo e entusiasta da cultura de modo geral, já escreveu e publicou alguns livros. “Escrever é uma forma de externar meu pensamento sobre o passado e o presente da cidade. Além do mais, é uma ótima maneira de praticar o ócio criativo. Sou um escritor eminentemente Indaiatubano”. Livros - Tipos Notáveis da Popularidade - lançado em 2015, é um registro da história de Indaiatuba e seus tipos populares por um olhar diferente. A oralidade foi o seu grande ponto de partida, captando 135 depoimentos. Só Dói Quando Dou Risada - coletânea de contos publicados na Revista da Tribuna. Nos Tempos do Bar Rex: conta sobre a juventude de Indaiatuba nos anos 1940/1950, por meio de 85 depoimentos e 108 fotografias.

 

Serviço

Novo Centro Cultural Morada do Sol - Av. Engenheiro Fábio Roberto Barnabé, 5924 - Jardim Morada do Sol

Legenda: a autora Adelisa Silva está entre os 13 autores locais que participarão da Feira Literária da Cultura



Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Indaiatuba Fácil.


Enviar esta notícia por email



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.